Mercantilização e precarização do trabalho docente no ensino superior privado
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.212-230.2233Palavras-chave:
profissão docente, precarização, ensino superior privadoResumo
Este trabalho aborda a mercantilização e a precarização do trabalho docente, tendo como objetivo identificar como o processo de precarização e mercantilização do ensino ofertado pelas instituições de educação superior privadas tem impactado o trabalho docente. Trata-se de trabalho de abordagem mista, do tipo exploratório, que foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e documental, a partir dos dados do censo escolar do ensino superior, disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e matérias publicadas em sites da Internet. Os dados desvelam o processo de precarização das condições de trabalho docente na educação superior privada, especialmente em relação à redução de vagas, contratos temporários, ampliação do número de alunos atendidos e maior controle sobre o trabalho docente, especialmente em decorrência da ampliação dos cursos ofertados na modalidade de educação a distância e ao ensino remoto, exigência do distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus.
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