Mercantilização e precarização do trabalho docente no ensino superior privado

Autores

  • Vânia Dalla Rosa Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, Chapecó/SC - Brasil
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, Chapecó/SC - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.212-230.2233

Palavras-chave:

profissão docente, precarização, ensino superior privado

Resumo

Este trabalho aborda a mercantilização e a precarização do trabalho docente, tendo como objetivo identificar como o processo de precarização e mercantilização do ensino ofertado pelas instituições de educação superior privadas tem impactado o trabalho docente. Trata-se de trabalho de abordagem mista, do tipo exploratório, que foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e documental, a partir dos dados do censo escolar do ensino superior, disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e matérias publicadas em sites da Internet. Os dados desvelam o processo de precarização das condições de trabalho docente na educação superior privada, especialmente em relação à redução de vagas, contratos temporários, ampliação do número de alunos atendidos e maior controle sobre o trabalho docente, especialmente em decorrência da ampliação dos cursos ofertados na modalidade de educação a distância e ao ensino remoto, exigência do distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Dalla Rosa, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, Chapecó/SC - Brasil

Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2001), Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Tocantins (2010), Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Tocantinense de Pós Graduação - ITOP (2017) e Mestra em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2021). Carreira desenvolvida nas áreas de educação, administração e arquitetura. Atuou como bancária no HSBC, servidora pública na Secretaria da educação do Estado do Tocantins nos cargos de: Superintendente/Diretora de Obras, Assessora, Arquiteta e professora Bolsista do Curso técnico de Edificações do Colégio Estadual Raquel de Queiroz. Atualmente atua como arquiteta autônoma e como técnica administrativa na Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, Chapecó/SC - Brasil

Possui Graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1983), Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), Graduação em História pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense (1987), Curso de Especialização em Supervisão Escolar (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), Graduação em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007), Curso de Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2009), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Educação nas Ciências (2017) pela UNIJUI. É professora aposentada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Sertão e atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Unochapecó. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). É líder do grupo de pesquisa "Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas" e atua nos seguintes temas: formação de professores - políticas educacionais - currículo.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Como Citar

ROSA, V. D.; VIEIRA, M. M. M. Mercantilização e precarização do trabalho docente no ensino superior privado. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 1, p. 212–230, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.212-230.2233. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2233. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)