Formação integrada do ensino médio com a educação profissional: o que dizem as pesquisas

Autores

  • Josimar Aparecido Vieira IFRS - Câmpus Sertão
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira IFRS - Câmpus Sertão

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.79-92.287

Palavras-chave:

currículo integrado, ensino médio, educação profissional

Resumo

O artigo aborda o estado de conhecimento sobre formação integrada do ensino médio com a educação profissional. Apresenta concepções de ensino integrado, análise sobre experiências de integração do ensino médio com a educação profissional enfocando suas dificuldades e entraves. São examinadas tentativas de organização do ensino integrado a partir das sínteses conclusivas dos estudos realizados. A fonte dos dados 16 trabalhos publicados pela ANPED (reuniões entre 2006 e 2013). Aponta princípios e dados que podem contribuir para a formação integrada do ensino médio com a educação profissional, e destaca que propostas desta natureza requerem integração epistemológica de conteúdos, de metodologias e de práticas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josimar Aparecido Vieira, IFRS - Câmpus Sertão

Mestre e Doutor em Educação, Diretor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Sertão.

Marilandi Maria Mascarello Vieira, IFRS - Câmpus Sertão

Mestre em Educação e Mestre em Direito. Doutoranda em Educação nas Ciências UNIJUI. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Sertão

Downloads

Publicado

2016-07-20

Como Citar

VIEIRA, J. A.; VIEIRA, M. M. M. Formação integrada do ensino médio com a educação profissional: o que dizem as pesquisas. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 1, p. 79–92, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.79-92.287. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/287. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.