O PIBID-Química sob o olhar do professor supervisor

um estudo de caso

Autores

  • Marcia Narcizo Borges Universidade Federal Fluminense
  • Eluzir Pedrazzi Chacon Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.279-294.2015

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência visa envolver licenciandos na realidade escolar sob a supervisão de professores da Escola Básica, produzindo conhecimentos e alternativas metodológicas centradas em um ensino-aprendizagem dinâmico e significativo. O trabalho objetiva avaliar a visão do candidato a supervisor sobre sua pretensão de atuar no PIBID-Química analisando sua carta de intenção, através da metodologia de Análise Textual Discursiva e também, observar se a sua participação trouxe alguma contribuição para sua formação docente e para a comunidade escolar, através da análise das respostas dadas a um questionário avaliativo. Foram analisadas 8 cartas de intenção que demonstram crenças de que a experiência profissional pregressa seja o fator mais importante para a atuação como professor supervisor e que não apresentam propostas concretas de como atuar na construção de valores éticos e metodológicos. Os questionários avaliativos foram respondidos por 7 supervisores que mostraram a importância do Programa em sua formação docente e da comunidade escolar, através do desenvolvimento de atividades diferenciadas que proporcionaram um dinamismo no ensino-aprendizagem da Química.

Palavras-chave: PIBID; avaliação; supervisor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Narcizo Borges, Universidade Federal Fluminense

Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e da Natureza (PPECN) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua na área de formação de professores de Ciências em espaços formais e não formais de ensino de Química. Também é graduanda do curso de bacharelado em História na UFF.

Eluzir Pedrazzi Chacon, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular Aposentada da Universidade Federal Fluminense, tendo exercido suas atividades didático-pedagógicas no Departamento de Química Inorgânica, na Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN) e no Centro de Divulgação de Ciências da UFF - Casa da Descoberta. Tem experiência na área de Educação, realizando projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas de Ensino de Ciências, Formação Continuada de Professores de Ciências, Divulgação Científica e Produção de Recursos Educacionais.

Downloads

Publicado

2021-07-20

Como Citar

BORGES, M. N.; CHACON, E. P. O PIBID-Química sob o olhar do professor supervisor: um estudo de caso. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 2, p. 279–294, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.279-294.2015. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2015. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)