Os desafios da Educação Infantil frente à crise pandêmica
do direito à educação ao respeito às especificidades dos bebês e crianças
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.500-511.2004Palavras-chave:
Educação infantil, direito à Educação, pandemia de COVID-19Resumo
Este estudo articula a reflexão sobre os impactos sociais da pandemia ocasionada pelo COVID-19 na educação infantil e a observância das especificidades do currículo para os bebês e para as crianças pequenas. Para isso, expõe-se como as normativas que embasam essa etapa educacional articulam o direito à educação em um cenário pandêmico e de que modo elas dialogam com as funções sociais e políticas da primeira etapa da educação básica, apoiado nas discussões sobre a indissociabilidade entre cuidado e educação. Embora a legislação educacional destaque as especificidades da infância e a necessidade de adequação de papéis e funções em defesa dos bebês e das crianças, compreendidos enquanto cidadãos de direitos, este estudo se propõe a refletir sobre como isso se revela no cenário nacional a partir da análise da proposição das normativas para essa etapa educacional e a observância de como as necessidades de bebês e crianças têm sido consideradas frente às ações de enfrentamento da crise pandêmica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.