Os desafios da Educação Infantil frente à crise pandêmica

do direito à educação ao respeito às especificidades dos bebês e crianças

Autores/as

  • Danielle Bonamin Flores Secretaria Municipal da Educação de Curitiba – SME, Curitiba/PR – Brasil
  • Marcos Gervânio de Azevedo Melo Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Santarém/PA - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.500-511.2004

Palabras clave:

Educação infantil, direito à Educação, pandemia de COVID-19

Resumen

Este estudio tiene como objetivo discutir los impactos sociales de la pandemia contra Covid-19 en la primera etapa de Educación Básica, Educación Infantil. Para ello, se discute cómo las normas brasileñas desde el principio constitucional del derecho a la educación y el análisis de cómo dialogan con las especificidades del currículo para bebés y niños pequeños, apoyado en discusiones sobre la inseparabilidad entre cuidado y educación, así como en las funciones sociales y políticas de esta etapa educativa. Si bien la legislación educativa destaca las especificidades de la niñez y la necesidad de adecuar roles y funciones en defensa de los bebés y niños, entendidos como ciudadanos de derechos, este estudio tiene como objetivo reflejar cómo esta se revela en el escenario nacional ante una crisis pandémica.

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Biografía del autor/a

Danielle Bonamin Flores, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba – SME, Curitiba/PR – Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2000), especialista em Práticas Pedagógicas na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Positivo (2006), especialista em Literatura Infantil e Contação de Histórias pela FAMPER/ FATUM Educacional (2018), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2012). Desenvolveu pesquisas sobre formação continuada de profissionais da Educação Infantil sob orientação da Prof. Dra. Catarina Moro e sobre o desenvolvimento da linguagem sob orientação da Prof. Dra. Maria Augusta Bolsanello. Atua como pedagoga na Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura Municipal de Curitiba e na formação continuada de professores das redes pública e privadas de diversas regiões brasileiras. Autora de materiais didáticos para a Educação Infantil, séries iniciais de formação de profissionais para a Educação Infantil.

Marcos Gervânio de Azevedo Melo, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Santarém/PA - Brasil

Graduado em Licenciatura Plena em Física pela UFPA (1997), Pós-Graduado em Ensino de Ciencias pela UFPA (2004), Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pela UNIVATES-RS (2011) e Doutorado em Ensino de Ciências e Tecnologia pela UTFPR (2019). Foi professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará de 1997 até 2013 atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, utilização de jogos educativos no ensino-aprendizagem de Física. Atualmente, é Professor de Física do ICED/UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará, atuando no Clube de Ciências da UFOPA(CCiUFOPA), vinculado ao Centro Pedagógico e Apoio ao Desenvolvimento Científico - CPADC/ICED. Realiza estudos sobre Alfabetização Científica e Tecnológica no contexto do enfoque CTS.

Publicado

2023-08-29

Cómo citar

FLORES, D. B.; MELO, M. G. de A. Os desafios da Educação Infantil frente à crise pandêmica: do direito à educação ao respeito às especificidades dos bebês e crianças. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 500–511, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.500-511.2004. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2004. Acesso em: 13 may. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

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