Os desafios da Educação Infantil frente à crise pandêmica

do direito à educação ao respeito às especificidades dos bebês e crianças

Autores/as

  • Danielle Bonamin Flores Secretaria Municipal da Educação de Curitiba – SME, Curitiba/PR – Brasil
  • Marcos Gervânio de Azevedo Melo Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Santarém/PA - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.500-511.2004

Palabras clave:

Educação infantil, direito à Educação, pandemia de COVID-19

Resumen

Este estudio tiene como objetivo discutir los impactos sociales de la pandemia contra Covid-19 en la primera etapa de Educación Básica, Educación Infantil. Para ello, se discute cómo las normas brasileñas desde el principio constitucional del derecho a la educación y el análisis de cómo dialogan con las especificidades del currículo para bebés y niños pequeños, apoyado en discusiones sobre la inseparabilidad entre cuidado y educación, así como en las funciones sociales y políticas de esta etapa educativa. Si bien la legislación educativa destaca las especificidades de la niñez y la necesidad de adecuar roles y funciones en defensa de los bebés y niños, entendidos como ciudadanos de derechos, este estudio tiene como objetivo reflejar cómo esta se revela en el escenario nacional ante una crisis pandémica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danielle Bonamin Flores, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba – SME, Curitiba/PR – Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2000), especialista em Práticas Pedagógicas na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Positivo (2006), especialista em Literatura Infantil e Contação de Histórias pela FAMPER/ FATUM Educacional (2018), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2012). Desenvolveu pesquisas sobre formação continuada de profissionais da Educação Infantil sob orientação da Prof. Dra. Catarina Moro e sobre o desenvolvimento da linguagem sob orientação da Prof. Dra. Maria Augusta Bolsanello. Atua como pedagoga na Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura Municipal de Curitiba e na formação continuada de professores das redes pública e privadas de diversas regiões brasileiras. Autora de materiais didáticos para a Educação Infantil, séries iniciais de formação de profissionais para a Educação Infantil.

Marcos Gervânio de Azevedo Melo, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Santarém/PA - Brasil

Graduado em Licenciatura Plena em Física pela UFPA (1997), Pós-Graduado em Ensino de Ciencias pela UFPA (2004), Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pela UNIVATES-RS (2011) e Doutorado em Ensino de Ciências e Tecnologia pela UTFPR (2019). Foi professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará de 1997 até 2013 atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, utilização de jogos educativos no ensino-aprendizagem de Física. Atualmente, é Professor de Física do ICED/UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará, atuando no Clube de Ciências da UFOPA(CCiUFOPA), vinculado ao Centro Pedagógico e Apoio ao Desenvolvimento Científico - CPADC/ICED. Realiza estudos sobre Alfabetização Científica e Tecnológica no contexto do enfoque CTS.

Publicado

2023-08-29

Cómo citar

FLORES, D. B.; MELO, M. G. de A. Os desafios da Educação Infantil frente à crise pandêmica: do direito à educação ao respeito às especificidades dos bebês e crianças. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 500–511, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.500-511.2004. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2004. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

Artículos más leídos del mismo autor/a