Os desafios da Educação Infantil frente à crise pandêmica
do direito à educação ao respeito às especificidades dos bebês e crianças
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.500-511.2004Palabras clave:
Educação infantil, direito à Educação, pandemia de COVID-19Resumen
Este estudio tiene como objetivo discutir los impactos sociales de la pandemia contra Covid-19 en la primera etapa de Educación Básica, Educación Infantil. Para ello, se discute cómo las normas brasileñas desde el principio constitucional del derecho a la educación y el análisis de cómo dialogan con las especificidades del currículo para bebés y niños pequeños, apoyado en discusiones sobre la inseparabilidad entre cuidado y educación, así como en las funciones sociales y políticas de esta etapa educativa. Si bien la legislación educativa destaca las especificidades de la niñez y la necesidad de adecuar roles y funciones en defensa de los bebés y niños, entendidos como ciudadanos de derechos, este estudio tiene como objetivo reflejar cómo esta se revela en el escenario nacional ante una crisis pandémica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.