Modelos de gestão, performatividade e intensificação do trabalho docente

Autores/as

  • Maria Laura Brenner Moraes Instituto Federal Sul Rio-Grandense - Campus Pelotas - Visconde da Graça

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.553-562.796

Palabras clave:

Gestão, Gerencialismo, Performatividade, Intensificação do trabalho docente.

Resumen

A adoção no contexto educativo de uma nova cultura administrativa e acadêmica, baseada na utilização combinada das tecnologias de gerencialismo e de performatividade, traz consigo a instituição de discursos, capazes de constituírem novos atores sociais. Os/as docentes são interpelados/as a constituírem-se docentes competentes, criativos/as, inovadores/as, sedutores/as e motivadores dos/as discentes, agora considerados clientes dos serviços educacionais. Neste sentido, o presente texto trata dos conceitos de gestão, performatividade e gerencialismo discutidos nos trabalhos de Stephen Ball e das e das contribuições Sadi Dal Rosso, acerca do conceito de intensidade e intensificação do trabalho e do trabalho docente, em especial.

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Publicado

2018-05-22

Cómo citar

MORAES, M. L. B. Modelos de gestão, performatividade e intensificação do trabalho docente. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 553–562, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.553-562.796. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/796. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

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