Samba no Mercado Público: imagens narradas

Autores

  • Maria Laura Brenner Moraes Instituto Federal Sul Rio-Grandense - Campus Pelotas - Visconde da Graça

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.88-101.473

Palavras-chave:

Perfomance, Imagens, Práticas culturais, Subjetividade

Resumo

Este texto analisa as manifestações culturais expressas nos espaços/tempos de Samba no Mercado Público de Pelotas – Estado do Rio Grande do Sul, a partir de depoimentos de alguns integrantes dos grupos musicais participantes, de algumas pessoas assíduas aos sábados de samba, de registros de minhas vivências e observações e de um conjunto de imagens, – neste estudo, consideradas um artefato cultural, com o objetivo de conhecer mais profundamente essas práticas culturais, assim como os motivos que incitam diferentes atores sociais a expressarem seus talentos nesse espaço. Pelo cenário a ser pesquisado e pelos objetivos propostos, optei pelo uso de uma abordagem qualitativa de investigação. Os materiais coletados foram organizados em categorias evidenciadas no decorrer do processo investigativo, possibilitando uma sistematização dos dados colhidos e a elaboração de algumas conclusões a respeito dos estudos realizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Laura Brenner Moraes, Instituto Federal Sul Rio-Grandense - Campus Pelotas - Visconde da Graça

Possui Graduação em Pedagogia Magistério Anos Iniciais Ensino Fund. pela Universidade Católica de Pelotas (1988), Graduação em Pedagogia Habilitação Magistério Em Classes de Excepcionais pela Universidade Católica de Pelotas (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2008), Mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade Católica de Pelotas (2000),Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2013) e Pós Doutorado em Educação pelo  Instituto Politécnico de Bragança – Portugal. Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho, trabalho docente, ensino superior e práticas culturais.

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

MORAES, M. L. B. Samba no Mercado Público: imagens narradas. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 3, p. 88–101, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.88-101.473. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/473. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas