Modelos de gestão, performatividade e intensificação do trabalho docente

Authors

  • Maria Laura Brenner Moraes Instituto Federal Sul Rio-Grandense - Campus Pelotas - Visconde da Graça

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.553-562.796

Keywords:

Gestão, Gerencialismo, Performatividade, Intensificação do trabalho docente.

Abstract

A adoção no contexto educativo de uma nova cultura administrativa e acadêmica, baseada na utilização combinada das tecnologias de gerencialismo e de performatividade, traz consigo a instituição de discursos, capazes de constituírem novos atores sociais. Os/as docentes são interpelados/as a constituírem-se docentes competentes, criativos/as, inovadores/as, sedutores/as e motivadores dos/as discentes, agora considerados clientes dos serviços educacionais. Neste sentido, o presente texto trata dos conceitos de gestão, performatividade e gerencialismo discutidos nos trabalhos de Stephen Ball e das e das contribuições Sadi Dal Rosso, acerca do conceito de intensidade e intensificação do trabalho e do trabalho docente, em especial.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-05-22

How to Cite

MORAES, M. L. B. Modelos de gestão, performatividade e intensificação do trabalho docente. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 553–562, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.553-562.796. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/796. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas

Most read articles by the same author(s)