Professor Ênnio Amaral – Marco em extensão, pesquisa e ensino na Escola Técnica Federal de Pelotas – ETFPEL : Uma história de vida ligada a Educação Profissional

Autores

  • Nei Carlos de Moura Ifsul-Pelotas

Palavras-chave:

Educação. Extensão. História de vida.

Resumo

Este texto tem sua gênese básica na investigação da história de vida do Prof. Ênnio Amaral, nasce de várias circunstâncias e questões que procuro responder, sendo basilar para este texto, sua trajetória profissional. Tais questões se revestem na problemática, de como um professor de educação profissional de nível médio engendrou ensino, pesquisa e extensão, em uma época em que as bases para essa modalidade de ensino eram o tecnicismo. Essa trilogia foi estabelecida constitucionalmente em 1988 e referendada na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB)  Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Nessa perspectiva, tendo como referencial teórico- metodológico básico, Histórias de Vida, procuro explicitar e dar visibilidade ao protagonismo desse professor. Esse legado pode apontar caminhos alternativos para a solução de problemas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nei Carlos de Moura, Ifsul-Pelotas

Curso de Eletromecânica- mestrando em História da Educação pela Ufpel/FAE/PPGE

Downloads

Publicado

2011-06-15

Como Citar

DE MOURA, N. C. Professor Ênnio Amaral – Marco em extensão, pesquisa e ensino na Escola Técnica Federal de Pelotas – ETFPEL : Uma história de vida ligada a Educação Profissional. Revista Thema, Pelotas, v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/58. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.