A autobiografia como recurso em ações de extensão

percepções acerca do Projeto Felicidade e Bem-Estar

Autores

  • Francis Silva de Almeida Universidade de Uberaba - Uniube, Uberaba/MG - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.662-675.3163

Palavras-chave:

extensão universitária, curricularização, Resolução CNE/CES nº 7/2018, Uniube, felicidade, bem-estar

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de curricularização da extensão universitária realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPEPE) da Universidade de Uberaba (Uniube) no âmbito da disciplina Felicidade e Bem-Estar, componente institucional de matrícula obrigatória em todos os currículos da vigentes nas modalidades de ensino presencial e a distância. O relato concentra especial atenção na experiência circunstanciada pela disciplina na oferta EAD, cujo projeto se encontra vinculado ao Programa de Extensão Cidadania Ativa, da linha de extensão Direitos Humanos, e coordena os pressupostos da autobiografia e da história oral por meio da realização de entrevista de história oral de vida e da escrita de cartas. Do ponto de vista teórico, o referido projeto articula os conceitos de memória, experiência e atividade narrativa em Benjamin, (1994, 2006), Bondía (1996, 2002) e Foucault (2006); do ponto de vista metodológico, coordena os pressupostos da autobiografia em Bolivar (2001), Cartius (2013); Foucault (1992); Ferraroti (2010), Lejune (2008) e da história oral de vida em Garnica (2012), Meihy (2005) e Minayo (2008). O itinerário metodológico do projeto encontra-se organizado em fases, sendo, cada uma delas, ponto de interseção dos conteúdos previstos no plano de ensino da disciplina. Os resultados observados no primeiro ano de oferta do projeto destacam de que o estímulo da reflexão e do esclarecimento pessoal mediado pelas histórias de vida de diferentes sujeitos em diferentes contextos sociais contribui para que o aluno da graduação, indiferente sua área de formação, seja capaz de compreender as particularidades subjetivas que envolvem o processo de amadurecimento socioemocional identificando-o com o próprio processo de valoração que se desdobra como condição de humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francis Silva de Almeida, Universidade de Uberaba - Uniube, Uberaba/MG - Brasil

Docente da Universidade de Uberaba (Uniube) com atuação nas áreas de Fundamentos da Educação, História Geral da Educação, História da Educação no Brasil e Educação Integral. Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp / Campus de Rio Claro. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2016). Possui Graduação em Filosofia - Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-Goiás (2009) e Pós-Graduação Latu Sensu em Docência nos Ensinos Médio, Técnico e Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi (2012). Membro do grupo de estudos e pesquisa Linguagem, Experiência, Memória, Formação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp / Campus de Rio Claro. Membro filiado da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd) com interesse em Filosofia da Educação e História da Educação. Participou como membro do grupo de estudos e pesquisa "Formação Ética do Professor", vinculado ao Programa de Pós-Graduação / Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Atuou como professor de Filosofia no Ensino Médio pela SEE-MG (2009-2015). Pesquisador das interfaces entre Filosofia e Educação, com ênfase no ensino da Filosofia; e Filosofia e História, com ênfase na história da disciplina de Filosofia no Brasil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6092406184518622

Downloads

Publicado

2023-10-10

Como Citar

ALMEIDA, F. S. de. A autobiografia como recurso em ações de extensão: percepções acerca do Projeto Felicidade e Bem-Estar. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 662–675, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.662-675.3163. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3163. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas