A autobiografia como recurso em ações de extensão
percepções acerca do Projeto Felicidade e Bem-Estar
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.662-675.3163Palavras-chave:
extensão universitária, curricularização, Resolução CNE/CES nº 7/2018, Uniube, felicidade, bem-estarResumo
Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de curricularização da extensão universitária realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPEPE) da Universidade de Uberaba (Uniube) no âmbito da disciplina Felicidade e Bem-Estar, componente institucional de matrícula obrigatória em todos os currículos da vigentes nas modalidades de ensino presencial e a distância. O relato concentra especial atenção na experiência circunstanciada pela disciplina na oferta EAD, cujo projeto se encontra vinculado ao Programa de Extensão Cidadania Ativa, da linha de extensão Direitos Humanos, e coordena os pressupostos da autobiografia e da história oral por meio da realização de entrevista de história oral de vida e da escrita de cartas. Do ponto de vista teórico, o referido projeto articula os conceitos de memória, experiência e atividade narrativa em Benjamin, (1994, 2006), Bondía (1996, 2002) e Foucault (2006); do ponto de vista metodológico, coordena os pressupostos da autobiografia em Bolivar (2001), Cartius (2013); Foucault (1992); Ferraroti (2010), Lejune (2008) e da história oral de vida em Garnica (2012), Meihy (2005) e Minayo (2008). O itinerário metodológico do projeto encontra-se organizado em fases, sendo, cada uma delas, ponto de interseção dos conteúdos previstos no plano de ensino da disciplina. Os resultados observados no primeiro ano de oferta do projeto destacam de que o estímulo da reflexão e do esclarecimento pessoal mediado pelas histórias de vida de diferentes sujeitos em diferentes contextos sociais contribui para que o aluno da graduação, indiferente sua área de formação, seja capaz de compreender as particularidades subjetivas que envolvem o processo de amadurecimento socioemocional identificando-o com o próprio processo de valoração que se desdobra como condição de humanização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.