Conhecimento matemático para o ensino: um estudo com professores em formação inicial e continuada
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.241-249.482Palabras clave:
Conhecimento matemático para o ensino, Conhecimento pedagógico do conteúdo, Sequências numéricas.Resumen
Neste artigo, é apresentada uma discussão sobre o conhecimento matemático para o ensino, por meio de uma pesquisa realizada com professores em formação inicial e continuada, aos quais foi apresentada uma questão que envolve o conteúdo de sequências numéricas. Tendo detectado dificuldades por parte dos licenciandos em Matemática, aplicou-se um teste a quatro mestrandas e quatro doutorandas, de cursos de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, com o objetivo de analisar seu conhecimento para o ensino desse conteúdo. As participantes parecem ter conhecimento comum do conteúdo e conhecimento curricular, mas suas respostas mostram algumas lacunas em seu conhecimento pedagógico do conteúdo de sequências. Considera-se que é necessário criar instrumentos de pesquisa para avaliar as categorias de conhecimento propostas por Shulman, bastante discutidas em termos teóricos, mas não suficientemente investigadas na prática, pelo menos em termos de conhecimento matemático para o ensino.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.