Representações da História e cultura Afro-Brasileira e Africana nos documentos escolares de uma escola de Ensino Fundamental do Paraná

Autores/as

  • Sandra Aparecida Batista UEPG
  • Daniela Casoni Moscato UFPR

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.62-77.433

Palabras clave:

Representações, Cultura Afro-Brasileira e Africana, Documentos escolares

Resumen

Diante da grande diversidade étnico-racial e dos conflitos e tensões em torno das representações da História e Cultura Afro-Brasileira e africana, o objeto de estudo desta pesquisa são as representações que se refletem nos documentos escolares, Projeto Político Pedagógico (PPP), Proposta Pedagógica Curricular (PPC) e Plano de Trabalho Docente (PTD) que sistematizam a organização didática pedagógica de uma escola do Ensino Fundamental do estado do Paraná. Partimos de algumas indagações que são discutidas ao longo do texto, a saber: o que são representações, conteúdos da disciplina de História isentos ou repletos de representações, e por fim a análise dos documentos escolares e dos respectivos conteúdos da disciplina de História referente às Séries Finais do Ensino Fundamental, considerando que os mesmos são permeados de representações. O estudo aponta que as representações denominadas de hegemônicas, advindas da classe dominante branca com um discurso preconceituoso e estereotipado foram sendo substituídas por representações anti-hegemônicas, que versam sobre o reconhecimento e valorização da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, tendo a Lei 10 639/03 um papel importante neste sentido. Por sua vez, alerta que não se trata de uma perspectiva homogeneizadora e uniformizadora, ou de transição curricular do protagonismo branco e europeu para o negro e africano, mas de uma visão plural, dinâmica e contextualizada da temática.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Aparecida Batista, UEPG

Graduação em Historia e pós-graduação em História, Arte e Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Daniela Casoni Moscato, UFPR

Mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil, 2006. Doutoranda na Universidade Federal do Paraná. Professor do Governo do Estado do Paraná.

Publicado

2017-05-23

Cómo citar

BATISTA, S. A.; MOSCATO, D. C. Representações da História e cultura Afro-Brasileira e Africana nos documentos escolares de uma escola de Ensino Fundamental do Paraná. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 62–77, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.62-77.433. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/433. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

Artículos más leídos del mismo autor/a