Representações da História e cultura Afro-Brasileira e Africana nos documentos escolares de uma escola de Ensino Fundamental do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.62-77.433Keywords:
Representações, Cultura Afro-Brasileira e Africana, Documentos escolaresAbstract
Diante da grande diversidade étnico-racial e dos conflitos e tensões em torno das representações da História e Cultura Afro-Brasileira e africana, o objeto de estudo desta pesquisa são as representações que se refletem nos documentos escolares, Projeto Político Pedagógico (PPP), Proposta Pedagógica Curricular (PPC) e Plano de Trabalho Docente (PTD) que sistematizam a organização didática pedagógica de uma escola do Ensino Fundamental do estado do Paraná. Partimos de algumas indagações que são discutidas ao longo do texto, a saber: o que são representações, conteúdos da disciplina de História isentos ou repletos de representações, e por fim a análise dos documentos escolares e dos respectivos conteúdos da disciplina de História referente às Séries Finais do Ensino Fundamental, considerando que os mesmos são permeados de representações. O estudo aponta que as representações denominadas de hegemônicas, advindas da classe dominante branca com um discurso preconceituoso e estereotipado foram sendo substituídas por representações anti-hegemônicas, que versam sobre o reconhecimento e valorização da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, tendo a Lei 10 639/03 um papel importante neste sentido. Por sua vez, alerta que não se trata de uma perspectiva homogeneizadora e uniformizadora, ou de transição curricular do protagonismo branco e europeu para o negro e africano, mas de uma visão plural, dinâmica e contextualizada da temática.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.