“Sucesso” e “fracasso” escolar nos meios populares
um estudo de caso que desnaturaliza a percepção de que a origem social produz o fracasso escolar
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.937-958.1634Palavras-chave:
Meios populares, Deficiência cultural, Sucesso escolar, Fracasso escolar, Origem sociocultural.Resumo
Diante da ideia difundida de que as causas do “fracasso escolar” dos estudantes dos meios populares são consideradas inerentes ao seu meio sociocultural de origem o propósito deste trabalho é apresentar um Estudo de Caso que demonstra que estes estudantes podem superar o paradigma culturalista e a teoria das “carências socioculturais” e alcançar resultados satisfatórios. Assim, o arcabouço teórico apoia-se nos estudos de Bourdieu, Charlot, Lahire, entre outros. O Estudo de Caso foi desenvolvido através de entrevistas semiestruturadas envolvendo o estudo da configuração familiar, origem sociocultural e econômica, trajetória escolar, relação com o saber e, por fim a motivação e mobilização no que diz respeito ao ingresso no Ensino Superior público destes educandos. Dentre os resultados obtidos, há de se destacar a relação positiva que os mesmos possuem com a escola e a influência do processo de socialização na constituição dos mesmos enquanto sujeitos, o que os modelos estatísticos de explicação dos fenômenos de “sucesso” e “fracasso” desconsideram.
Palavras-chave: Meios populares; deficiência cultural; sucesso escolar; fracasso escolar; origem sociocultural.
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