Os desafios da escola contemporânea: enunciações de uma professora da rede pública de educação

Autores/as

  • Michele Roos Marchesan Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS. http://orcid.org/0000-0001-6169-2336
  • Marli Teresinha Quartieri Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS.
  • Rogério José Schuck Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS.
  • Suzana Feldens Schwertner Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.304-319.415

Palabras clave:

Crise da Escola Moderna, Contemporaneidade, Formação de Professores.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo averiguar os desafios da escola Contemporânea, por meio da articulação entre referencial teórico e análise dos dados produzidos por uma professora da rede pública de educação. A investigação, de cunho qualitativo, envolveu uma professora da rede pública de educação, que atua em duas instituições de ensino no município de Lajeado – RS. Para a produção dos dados utilizou-se dois meios, a entrevista semiestruturada, constituída por dez questões, sendo a última a produção de uma imagem que apresentasse os desafios da escola na contemporaneidade. Por meio do estudo realizado, foi possível identificar como desafios da escola na contemporaneidade a necessidade de superar o descompasso e a incompatibilidade entre a escola e a sociedade e entre a escola e os alunos. Ademais, os resultados também apontam sobre a necessidade de se refletir na escola sobre os processos de ensinar e aprender, levando-se em conta os avanços e as transformações que ocorrem na sociedade contemporânea, partindo de uma perspectiva de formação de professores construída dentro da profissão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michele Roos Marchesan, Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Licenciada em Pedagogia - FAPA.

Especialista em Gestão de Instituições de Ensino - FAPA.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino no Centro Universitário UNIVATES.

Membra do Projeto de Pesquisa "Mestrados para a Formação de Docentes: um locus de (re)construção e de aprendizagem" - UNIVATES.

Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Marli Teresinha Quartieri, Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS.

Doutora em Educação (UNISINOS) 

Rogério José Schuck, Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS.

Doutor em Filosofia (PUCRS)

Suzana Feldens Schwertner, Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS.

Doutora em Educação (UFRGS)

Publicado

2017-02-23

Cómo citar

MARCHESAN, M. R.; QUARTIERI, M. T.; SCHUCK, R. J.; SCHWERTNER, S. F. Os desafios da escola contemporânea: enunciações de uma professora da rede pública de educação. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 304–319, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.304-319.415. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/415. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

Artículos más leídos del mismo autor/a