Desempenho agronômico de genótipos de cana-de-açúcar no Litoral Norte da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3841Palabras clave:
Bioenergia, Produção, RIDESA, Saccharum sppResumen
A produção da cana-de-açúcar representa uma das atividades de maior relevância global, devido às suas amplas ramificações nos âmbitos alimentar, ambiental, social e econômico. Além disso, a cultura oferece um significativo potencial de diversificação produtiva, por meio da geração de coprodutos e subprodutos. Portanto, objetivou-se avaliar o comportamento agronômico de dezesseis genótipos de cana-de-açúcar, disponibilizados pela Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA). O experimento foi conduzido no município de Mataraca, situado no litoral norte da Paraíba. Foram avaliados dezesseis genótipos de cana-de-açúcar em cana planta. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições e dezesseis tratamentos, totalizando 64 parcelas. Foram realizadas avaliações de biométricas (altura da cana, diâmetro do colmo e quantidade de perfilho), além da pesagem e da análise laboratorial (POL, fibra, TPH e ATR). Os resultados mostram que os genótipos GRB10 e GRB11 apresentaram bom desempenho, demonstrando grande potencialidade paras as condições de estudo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.