Desempenho agronômico de genótipos de cana-de-açúcar no Litoral Norte da Paraíba

Authors

  • Gabriel Gustavo Ferraro de Andrade Pessoa Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Fabio Mielezrski Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Willams José de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Djalma Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • João Henrique Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • João Paulo de Oliveira Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT
  • Lucilo José Morais de Almeida Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Andressa Kamila Souza Alves Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Júlio Sérgio Leite da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Belchior Oliveira Trigueiro da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3841

Keywords:

Bioenergy, Production, RIDESA, Saccharum spp

Abstract

A produção da cana-de-açúcar representa uma das atividades de maior relevância global, devido às suas amplas ramificações nos âmbitos alimentar, ambiental, social e econômico. Além disso, a cultura oferece um significativo potencial de diversificação produtiva, por meio da geração de coprodutos e subprodutos. Portanto, objetivou-se avaliar o comportamento agronômico de dezesseis genótipos de cana-de-açúcar, disponibilizados pela Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA). O experimento foi conduzido no município de Mataraca, situado no litoral norte da Paraíba. Foram avaliados dezesseis genótipos de cana-de-açúcar em cana planta. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições e dezesseis tratamentos, totalizando 64 parcelas. Foram realizadas avaliações de biométricas (altura da cana, diâmetro do colmo e quantidade de perfilho), além da pesagem e da análise laboratorial (POL, fibra, TPH e ATR). Os resultados mostram que os genótipos GRB10 e GRB11 apresentaram bom desempenho, demonstrando grande potencialidade paras as condições de estudo.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel Gustavo Ferraro de Andrade Pessoa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba, Técnico em Agronegócio pelo SENAR-PB e mestre em Agronomia (UFPB). Possui experiência em geoprocessamento, bioindicação e qualidade da água, com atuação em projetos de iniciação científica e estágios em laboratórios de Topografia, Geoprocessamento e Limnologia. Atuou na regularização fundiária pela Ambientagro Engenharia e atualmente exerce a função de Supervisor Agrícola na Pro-Fé Empreendimentos Agropastoril S/A.

Fabio Mielezrski, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2005), Mestre em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel-RS (2008) e Doutorado em Ciências, com área de concentração em Fitotecnia pela ESALQ- USP (2011). Atualmente é Professor Adjunto no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB), Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais, atuando na área de Grandes Culturas com ênfase em pesquisas com cana-de-açúcar, milho, feijão, mandioca, sorgo, sisal e arroz. É também professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro), Subárea Grandes Culturas.

Willams José de Oliveira , Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Técnico em agropecuária, formado pelo Colégio Agrícola Dom Agostinho Íkas - CODAI (2009). Eng. Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2013), possui mestrado e doutorado em Fitopatologia, pela UFRPE, títulos obtidos nos anos de 2016 e 2019 respectivamente. Atuou com Eng. Agr. do departamento de fitotecnia da Universidade Federal do Ceará, atualmente é Eng. Agr. da Universidade Federal Rural de Pernambuco, lotado na Estação Experimental de Cana de Açúcar do Carpina (EECAC/UFRPE). Está vinculado à Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA), atuando no âmbito Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar, onde lidera as ações ligadas ao laboratório de fitopatologia e biologia molecular.

Djalma Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1977), mestre em agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-ESALQ-USP (1987) e doutor em Agronomia-Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008). Foi pesquisador do PLANALSUCAR de 1978 a 1990, quando ingressou na UFRPE, onde atualmente é Coordenador da Estação Experimental de Cana-de-açúcar do Carpina e Coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar PMGCA-UFRPE, integrante da RIDESA, desde 1993. Membro titular da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica-APCA e Academia Brasileira de Ciência Agronômica-ABCA. Presidente da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil - STAB Setentrional desde 1999, realizando durante este período inúmeros eventos técnico-científicos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Genético da cana-de-açúcar e Fertilidade do Solo e adubação. Realizou visitas a diversos Programas de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar, viagens de estudos e visitas técnicas relacionadas à cana-de-açúcar em diversos países. 

João Henrique Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando em Agronomia (PPGA/UFPB). Mestre em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2024). Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal da Paraíba (2022). No Mestrado, desenvolveu pesquisas que visam atenuação de estresses abióticos às plantas. Atualmente, tem trabalhado na área de olericultura e grandes culturas, desenvolvendo pesquisas sobre o manejo, adubação e tratos culturais.

João Paulo de Oliveira Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2017), com especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) (2023). Possui Mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (2019) e Doutorado em Agronomia pela UFPB (2023), com ênfase em Agricultura Tropical e linha de pesquisa em Ecologia, Manejo e Conservação de Recursos Naturais. Durante a graduação, participou de Programas de Extensão e Iniciação Científica, tendo sido premiado em 2016 com o Prêmio Jovem Investigador pelo projeto desenvolvido no Programa PIBIC/CNPq (2014-2015). Ao concluir o curso de Agronomia, recebeu a Láurea Acadêmica Destaque da Graduação, pelo seu desempenho acadêmico. Possui experiência e desenvolve pesquisas com Produção Vegetal, Ecofisiologia, Gestão Ambiental e Recursos Hídricos. Atualmente, é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Lucilo José Morais de Almeida, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Mestre em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2022). Atualmente, é Doutorando em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba. Na graduação, desenvolveu o papel de presidente do Grupo de Estudo Sucroenergético da UFPB (GESUCRO).  

Andressa Kamila Souza Alves, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutoranda em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Mestre em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Técnica em Agronegócio pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR PB. Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal da Paraíba. Durante a graduação atuou no Laboratório de Biologia Celular e Cultura de Tecidos Vegetais. Atuou como monitora e possui expertises nas área de Gênese, Morfologia e Classificação de solos e Bioquímica Vegetal. Foi estagiária em projetos de extensão ligados à UFPB com intuito de promover a ligação da comunidade e instituição. Atuou profissionalmente como ministrante de cursos sobre manipulação adequada dos Equipamento de Proteção Individual (EPI) na Aplicação de Defensivos Agrícolas nas empresas VETTOR e RAS Agrícola. Atualmente atua na área de sensoriamento remoto, tem desenvolvido trabalho na área de fenotipagem de alto rendimento aplicado a cultura da soja em multi-ambientes.

Júlio Sérgio Leite da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2007). Possui duas especializações uma na área de Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Potiguar (2010) e em Higiene Ocupacional (2013). Foi professor do Senai-RN no ano de 2009. É mestre em Agronomia (2024) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, é Doutorando em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba.

Belchior Oliveira Trigueiro da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias, Campus II - UFPB (2018). Mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2021). Doutor em Ciência do Solo pela UFRPE (2025). Trabalha com as linhas de pesquisa Manejo e Conservação do Solo com ênfase na dinâmica da Matéria Orgânica do Solo em relação às práticas de manejo que refletem na qualidade química, física e biológica do solo; Qualidade do solo em ambiente Tropical e Semiárido; Práticas de Manejo Conservacionista no contexto da Agricultura de Baixo Carbono; Núcleo de estudo e pesquisa em Palma Forrageira NEPPAF e Manejo e Recuperação de Áreas com Risco a Desertificação. Professor da Faculdade de Ciências de Timbaúba (FACET), no curso de Agronomia. Possui interesse nas áreas de fertilidade, fisiologia vegetal e nutrição de plantas.

Published

2025-09-25

How to Cite

PESSOA, G. G. F. de A.; MIELEZRSKI, F. .; DE OLIVEIRA , W. J.; EUZEBIO SIMÕES NETO, D. .; SILVA, J. H. B. da; SANTOS, J. P. de O.; MORAIS DE ALMEIDA, L. J.; SOUZA ALVES, A. K. .; LEITE DA SILVA, J. S.; OLIVEIRA TRIGUEIRO DA SILVA, B. . Desempenho agronômico de genótipos de cana-de-açúcar no Litoral Norte da Paraíba. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–15, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3841. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3841. Acesso em: 8 oct. 2025.

Issue

Section

Ciências Agrárias

Most read articles by the same author(s)