A evolução da formação de físicos no Cariri Cearense
um enfoque na continuidade e na diversidade de gênero
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.475-487.3775Palabras clave:
Licenciatura em Física, URCA Cariri, diversidade de gênero na física, atuação profissionalResumen
Considerando a escassez de profissionais com formação específica na área de ciências/física na região do Cariri cearense, o Departamento de Física da Universidade Regional do Cariri (URCA) tomou a iniciativa, em 2007, de implementar o Curso de Licenciatura em Física. Este programa tinha como objetivo formar educadores com conhecimento específico na disciplina e habilidades pedagógicas. Em 2011, a URCA formou sua primeira turma de profissionais capacitados para contribuir significativamente para a região, tanto na educação básica quanto no ensino superior. Esta pesquisa, de natureza quali-quantitativa, foi conduzida por meio de uma entrevista com três questões abertas, aplicada a 76 egressos do programa, e de uma análise documental que buscou mapear os egressos, destacando suas jornadas educacionais e escolhas de carreira. O objetivo foi questionar acerca das trajetórias dos egressos e da demanda local por profissionais da área. Eles têm seguido o percurso de qualificação, ingressando em programas de pós-graduação? Como se deu a presença de mulheres no curso? Existe uma equiparação de gênero no número de formados? Como resultado, verificou-se que 70% dos formados no Curso de Licenciatura em Física da URCA passaram a atuar no ensino básico e 6,9% optaram por trabalhar no ensino superior. Quanto à educação continuada desses formados, um número expressivo de 78,2% conseguiu se matricular com sucesso em programas de pós-graduação. Dentre eles, 11,9% já concluíram seus doutorados, e 4% realizaram estágios de pós-doutorado na área. Observou-se também que 38,6% dos formados são do sexo feminino, indicando que, embora a diversidade de gênero entre os ex-alunos do programa esteja aumentando, a maioria dos formados ainda consiste em pessoas do sexo masculino, refletindo uma tendência nacional nas áreas de ciência e tecnologia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.