A evolução da formação de físicos no Cariri Cearense

um enfoque na continuidade e na diversidade de gênero

Autores/as

  • Antonia Alice da Silva Bezerra Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato/CE – Brasil
  • Josefa Jucileide Felipe dos Santos Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato/CE – Brasil
  • Francisco Augusto Silva Nobre Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato/CE – Brasil
  • Antônio Nunes de Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Cedro/CE - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.475-487.3775

Palabras clave:

Licenciatura em Física, URCA Cariri, diversidade de gênero na física, atuação profissional

Resumen

Considerando a escassez de profissionais com formação específica na área de ciências/física na região do Cariri cearense, o Departamento de Física da Universidade Regional do Cariri (URCA) tomou a iniciativa, em 2007, de implementar o Curso de Licenciatura em Física. Este programa tinha como objetivo formar educadores com conhecimento específico na disciplina e habilidades pedagógicas. Em 2011, a URCA formou sua primeira turma de profissionais capacitados para contribuir significativamente para a região, tanto na educação básica quanto no ensino superior. Esta pesquisa, de natureza quali-quantitativa, foi conduzida por meio de uma entrevista com três questões abertas, aplicada a 76 egressos do programa, e de uma análise documental que buscou mapear os egressos, destacando suas jornadas educacionais e escolhas de carreira. O objetivo foi questionar acerca das trajetórias dos egressos e da demanda local por profissionais da área. Eles têm seguido o percurso de qualificação, ingressando em programas de pós-graduação? Como se deu a presença de mulheres no curso? Existe uma equiparação de gênero no número de formados? Como resultado, verificou-se que 70% dos formados no Curso de Licenciatura em Física da URCA passaram a atuar no ensino básico e 6,9% optaram por trabalhar no ensino superior. Quanto à educação continuada desses formados, um número expressivo de 78,2% conseguiu se matricular com sucesso em programas de pós-graduação. Dentre eles, 11,9% já concluíram seus doutorados, e 4% realizaram estágios de pós-doutorado na área. Observou-se também que 38,6% dos formados são do sexo feminino, indicando que, embora a diversidade de gênero entre os ex-alunos do programa esteja aumentando, a maioria dos formados ainda consiste em pessoas do sexo masculino, refletindo uma tendência nacional nas áreas de ciência e tecnologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonia Alice da Silva Bezerra, Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato/CE – Brasil

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (1994) e graduação em Física pela Universidade Regional do Cariri (2022). Mestranda em ensino de Física pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), polo 31- Urca. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5797806462988948

Josefa Jucileide Felipe dos Santos, Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato/CE – Brasil

Graduanda em Física pela Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física. Atua especialmente no que se refere aos seguintes temas: folhetos de cordel científicos e aprendizagem significativa.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5992426797102050

Francisco Augusto Silva Nobre, Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato/CE – Brasil

Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF e possui Pós-Doutoramento realizado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Fez também Pós-Doutoramento na Université de Poitiers em Ensino de Ciências e Literatura, e atualmente é Professor Associado da Universidade Regional do Cariri - URCA. Tem experiência na área de Teoria Quântica de Campos e Ensino de Física. É Vice-coordenador do Polo 31-URCA do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF (PROFISICA). É professor permanente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fisica - MNPEF, Polo 31 - URCA e do doutorado da Rede Nordeste de Ensino - RENOEN, Polo UFC.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1198322160398898

Antônio Nunes de Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Cedro/CE - Brasil

Es licenciado en Física por la Universidad Estatal de Ceará (UECE/2008), maestro en Enseñanza de Ciencias y Matemáticas por la Universidad Federal de Ceará (UFC/2013), especialista en Enseñanza de Astronomía por Cruzeiro do Sul (Cruzeiro do Sul Virtual/2021). Fue alumno del Curso de Bachillerato en Derecho de la Universidad Regional de Cariri (URCA) y alumno del Curso de Licenciatura en Matemáticas de la Universidad Estatal de Ceará, Facultad de Educación, Ciencias y Letras de Iguatu (UECE/FECLI). Es alumno del programa de postgrado en Ingeniería de Procesos de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG) y del Programa de Postgrado en ENSEÑO de la Red Nordeste de Enseñanza (RENOEN). Se desempeñó como profesor del curso de Licenciatura en Física de UECE/FECLI durante el período 2010-2013. Fue profesor efectivo en el Instituto Federal de Pará (IFPA/CRMB), donde trabajó en educación del campo y en PAFOR, trabajando con los pueblos indígenas, quilombolas y asentados. Fue profesor efectivo en el Instituto Federal de Piauí - IFPI/CAMPUS PICOS y también en el Instituto Federal de Ceará - IFCE Sobral, donde actuó como profesor y coordinador del Curso de Licenciatura en Física de IFCE Sobral. Entre 2014 y 2017 se desempeñó como profesor invitado en el proyecto Ibaorebu, coordinado por FUNAI junto con IFPA y el pueblo indígena Munduruku. Es coordinador e ideólogo de algunas acciones de divulgación y popularización de la Ciencia, entre ellas el Evento Científico Unificado: Jornada de Física, una acción que reúne anualmente estudiantes y profesores de Educación Básica y cursos de Licenciatura en Física de Brasil y otros países. Actualmente es servidor del cuadro efectivo en IFCE campus Cedro, donde actúa como profesor en la Licenciatura en Física, en cursos Técnicos y desarrolla investigaciones en Enseñanza de Física (con énfasis en Física Moderna y Contemporánea), Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, y en procesos térmicos y de separación. Actúa frecuentemente en acciones de divulgación y popularización de la Ciencia.

Publicado

2024-07-25

Cómo citar

BEZERRA, A. A. da S.; SANTOS, J. J. F. dos; NOBRE, F. A. S.; OLIVEIRA, A. N. de. A evolução da formação de físicos no Cariri Cearense: um enfoque na continuidade e na diversidade de gênero. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 2, p. 475–487, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.475-487.3775. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3775. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

Artículos más leídos del mismo autor/a