Por que me tornei um físico
análise das motivações para a escolha e permanência na carreira científica a partir de entrevistas conduzidas por ocasião do Dia do Físico (2020)
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.553-564.3166Palavras-chave:
motivação do aluno, Física, carreira científicaResumo
A Física é uma Ciência que, pela sua amplitude e abrangência, traz conhecimentos indispensáveis para o avanço de diversas áreas do conhecimento humano e da tecnologia. Mesmo sendo uma área tão importante, não se tem conseguido atrair tantos jovens para a Física; tanto é verdade que as turmas de licenciaturas em Física são extremamente pequenas, mesmo quando comparadas às de Matemática, cuja procura também é reduzida. Esta pesquisa, de natureza quali-quantitativa, investigou o que tem motivado as pessoas a se decidirem pela Física como profissão e a construírem suas trajetórias na área. A coleta de dados, realizada através da análise de conteúdo das entrevistas conduzidas por ocasião do Dia do Físico (2020), permitiu constatar que as principais motivações que levaram os entrevistados a se tornarem físicos foram: curiosidade científica; divulgação científica, jogos, brinquedos e experimentos científicos; a ponte que a Física estabelece com outras áreas do conhecimento, além do incentivo financeiro, das olimpíadas científicas e dos programas governamentais e projetos de extensão universitária. Todas as motivações citadas ganham reforço com a presença de professores inspiradores, cujas principais características são a didática, o domínio do conteúdo, o aspecto humano e acolhedor, a paixão pelo ensino, além da capacidade de relacionar a Ciência com o cotidiano dos estudantes.
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