Tecendo sentidos em aulas de Ciências

uma análise de produções textuais de alunos do Ensino Fundamental

Autores/as

  • Françoária Corrêa dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Nilópolis/RJ - Brasil
  • Eline Deccache-Maia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Nilópolis/RJ - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.642-661.3192

Palabras clave:

ensino de Ciências, análise de discurso, Ensino Fundamental

Resumen

El presente trabajo forma parte de una investigación con enfoque cualitativo donde buscamos comprender los
significados de algunas producciones textuales de estudiantes pertenecientes al primer segmento de la Enseñanza
Fundamental. En estos escritos, buscamos comprender la lectura como un lugar para la producción de significados
y la escritura en una perspectiva de autoría, vista como la posición del sujeto en relación con la sociedad
frente a las cuestiones sociocientíficas de su vida cotidiana. Consideramos como aporte teórico-metodológico
los fundamentos del Análisis del Discurso Francés, más específicamente, los estudios sobre el lenguaje
desarrollados por Eni Orlandi en Brasil. Las actividades se desarrollaron con estudiantes de cuarto y
quinto año de un colegio público. Se trabajaron algunos temas, como los cambios en el paisaje y el hábito
de consumo exagerado de productos, dando origen a los desechos electrónicos. Con base en las discusiones,
analizamos las producciones de los estudiantes utilizando un dispositivo analítico, desarrollado por la
investigadora Eni Orlandi, en tres etapas: constitución, descripción e interpretación del corpus discursivo.
Tejimos algunos gestos de interpretación destacando las formas de repetición: la memoria discursiva del
estudiante, el interdiscurso y los desplazamientos de sentidos. Concluimos que los estudiantes, en su mayoría,

utilizaron la repetición histórica, dando lugar a la creación de autoría.

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Biografía del autor/a

Françoária Corrêa dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Nilópolis/RJ - Brasil

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Pós-graduação: Especialização em leitura e produção de textos pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Cursando Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PROPEC Atualmente é professor - Secretaria Municipal de Educação do Município de Duque de Caxias. Professor regente de língua portuguesa da Secretaria de Estado do Rio de Janeiro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1031547339885917

Eline Deccache-Maia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Nilópolis/RJ - Brasil

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concluiu o Pós-doutorado pela FIOCRUZ-Ba, atuando como pesquisadora no projeto de popularização de ciência: Ciência na Estrada: educação e cidadania, exercendo o papel de vice-coordenadora do mesmo. Acumulou experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, principalmente nos seguintes temas: juventude, educação, esporte, saúde, políticas públicas e popularização de ciências e Ensino de Ciências. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro vinculada ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC) e é líder do Grupo de Pesquisa Ciência, (Arte), Tecnologia e Sociedade - C(A)TS.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2302862847244271

Publicado

2023-10-09

Cómo citar

SANTOS, F. C. dos; DECCACHE-MAIA, E. Tecendo sentidos em aulas de Ciências: uma análise de produções textuais de alunos do Ensino Fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 642–661, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.642-661.3192. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3192. Acesso em: 20 may. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

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