Brincar de pensar

relato de uma experiência extensionista curricular realizada por estudantes do ensino médio integrado ao ensino técnico

Autores

  • Mariana Jantsch de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Venâncio Aires/RS - Brasil
  • Luiza Stertz Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Venâncio Aires/RS – Brasil
  • Maria Laura Rosa e Royer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Venâncio Aires/RS – Brasil
  • Gabriel Schwendler Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Venâncio Aires/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.372-383.3253

Palavras-chave:

extensão e curricularização, pedagogia da curiosidade, brincar de pensar, aprendizagem e protagonismo

Resumo

Neste texto, compartilhamos uma experiência extensionista realizada como atividade curricular por estudantes do ensino médio integrado ao ensino técnico. Intitulada “Filosofinhos: brincar de pensar”, a ação teve como objetivo desenvolver a criticidade em estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, a partir de eixos temáticos relacionados à área da filosofia que estimulassem e valorizassem a curiosidade do ser humano. Realizamos uma abordagem interdisciplinar que relaciona filosofia e a realidade cultural e social do público-alvo, tendo como aporte teórico a Pedagogia da Curiosidade, de Paulo Freire. Acreditamos que esta ação de extensão possibilitou a realização de experiências de aprendizagem significativas de modo a ampliar o horizonte de compreensão acerca da filosofia e suas relações interdisciplinares. Entendemos que contribuímos para o desenvolvimento de uma postura crítica, questionadora, curiosa e protagonista dos/nos processos de aprendizagem. A ação colaborou para o estreitamento de laços afetivos com o ambiente institucional de ensino, os quais foram severamente abalados ao longo do período pandêmico em todos os espaços educacionais.

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Biografia do Autor

Mariana Jantsch de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Venâncio Aires/RS - Brasil

Graduada em Letras-Português/Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande (2010). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (2013), com bolsa CAPES. Doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas, com bolsa PROSUP/CAPES (2018). Desenvolve pesquisas que exploram a interface entre Análise de Discurso e Ciências Jurídicas, especialmente voltadas para a compreensão dos direitos fundamentais e seu funcionamento nas práticas discursivas em circulação social. Atualmente, é docente do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), campus Venâncio Aires.

Luiza Stertz Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Venâncio Aires/RS – Brasil

Possui ensino-fundamental-primeiro-graupela Monte das Tabocas(2018).

Maria Laura Rosa e Royer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Venâncio Aires/RS – Brasil

Aluna de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica - IFSUL. Possui formação linguística em inglês, já tendo realizado intercâmbio na Universidade de Toronto/ Canadá. Possui experiência em Ballet Clássico, que pratica há 12 anos, além de Dança Contemporânea. Atualmente, estuda inglês e francês.

Gabriel Schwendler Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Venâncio Aires/RS – Brasil

Estudante do segundo ano do Ensino Médio Integrado, no curso de Informática, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Câmpus Venâncio Aires - RS.

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Publicado

2023-07-05

Como Citar

SOUZA, M. J. de; TEIXEIRA, L. S.; ROYER, M. L. R. e; SOARES, G. S. Brincar de pensar: relato de uma experiência extensionista curricular realizada por estudantes do ensino médio integrado ao ensino técnico. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 372–383, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.372-383.3253. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3253. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas