Enseñanza del Electromagnetismo basado en Rotación por Estaciones en Nivel Medio
uma proposta didática baseada na modalidade de Rotação por Estações no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.316-327.3002Palabras clave:
eletromagnetismo, rotação por estações, Ensino Híbrido, Aprendizagem Significativa CríticaResumen
El estudio del Electromagnetismo requiere un grado de abstracción para comprender algunos conceptos. La dificultad de visualización suele motivar cierto desinterés por parte de la mayoría de los alumnos. En este contexto, es importante crear condiciones para estimular la curiosidad de los estudiantes, buscando nuevas formas de estimular la elaboración de hipótesis, la investigación y la solución de problemas contextualizados dentro y fuera del ámbito escolar. En este trabajo se presenta una propuesta didáctica basada en el Modelo de Enseñanza Híbrido de Rotación por Estaciones para la enseñanza de conceptos de Electromagnetismo en clases de Física, con el propósito de facilitar el aprendizaje. Esta propuesta se desarrolla en ocho encuentros de dos clases cada uno, con el público objetivo de estudiantes de tercer año de secundaria. Se espera que sea un instrumento que colabore con la práctica docente para el desarrollo de clases diferenciadas, con el uso de tecnología, experimentos, entre otros recursos didácticos y que permita una participación activa y crítica de los estudiantes con autonomía en el proceso de aprendizaje.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.