Unidade de ensino potencialmente significativa: análise da aplicação sobre efeito fotoelétrico

Autores

  • Ronald dos Santos Merlim INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE/PÓS-GRADUANDO
  • Vanessa dos Santos Merlim Saraiva Professora da SEEDUCRJ e aluna do Programa de Mestrado em Ensino de Física do IFF
  • Dilcineia Correia da Silva Meneguelli Professora da SEDUES e aluna do Programa de Mestrado em Ensino de Física do IFF
  • Cassiana Hygino Machado Professora do Instituto Federal Fluminense (IFF)
  • Renata Lacerda Caldas Professora do Instituto Federal Fluminense (IFF)

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.284-300.1362

Palavras-chave:

Efeito Fotoelétrico, FMC, UEPS, Aprendizagem Significativa.

Resumo

O presente artigo apresenta a implementação de uma sequência didática em uma turma do segundo ano do Ensino Médio em uma escola estadual, no município de São Sebastião do Alto/RJ. O objetivo central dessa sequência é compreender o conceito de Efeito Fotoelétrico (EF) e a importância dos estudos da Física Moderna e Contemporânea e relacioná-las aos fenômenos do cotidiano; compreender a natureza corpuscular da luz por meio do experimento EF e reconhecer as aplicações do EF em situações cotidianas. Para tanto foram aplicados em quatro encontros uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com o uso de questionário inicial e experimento para o levantamento dos conhecimentos prévios, aula expositiva, simulação, mapa conceitual e avaliação. Constatou-se que o uso de metodologias ativas de ensino potencializa a aprendizagem dos conceitos, levando os alunos a serem mais ativos construindo seu próprio conhecimento. Apesar das dificuldades dos alunos em algumas tarefas, em virtude de ser a primeira experiência com esses instrumentos, há indícios que a turma conseguiu compreender o conceito e aplicações do EF.

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Biografia do Autor

Ronald dos Santos Merlim, INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE/PÓS-GRADUANDO

Professor da SEEDUCRJ e aluno do Programa de Mestrado em Ensino de Física do IFF

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

MERLIM, R. dos S.; SARAIVA, V. dos S. M.; MENEGUELLI, D. C. da S.; MACHADO, C. H.; CALDAS, R. L. Unidade de ensino potencialmente significativa: análise da aplicação sobre efeito fotoelétrico. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 284–300, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.284-300.1362. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1362. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

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