El Programa Los Institutos Nacionales de Ciencias y Tecnología (INCT)

historia y estructura

Autores/as

  • Maria Bernadete Carvalho Pires de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS - Brasil
  • Luciana Calabro Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.19-40.2936

Palabras clave:

Institutos Nacionales de Ciencia y Tecnología, ciencia y tecnología, política científica y tecnológica

Resumen

El Programa de Institutos Nacionales de Ciencia y Tecnología (INCT) fue creado en 2008 con el objetivo de promover la excelencia en las actividades de ciencia y tecnología y su internacionalización, así como fomentar la interacción con el sistema empresarial y mejorar la educación científica. El objetivo de este artículo es describir el Programa INCT en términos de su historia y estructura y su inserción en la Política Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación. Fue realizada investigación descriptiva y cualitativa, con el objetivo de describir y analizar los fenómenos relacionados con el Programa. Los resultados indican pocos estudios relacionados con la evaluación del Programa y que su redacción estuvo influenciada por programas anteriores de política científica y tecnológica. Sin embargo, el Programa INCT está más descentralizado, ya que involucra redes de instituciones y diferentes niveles de gobierno, con la misión de internacionalización y transferencia de conocimiento para la sociedad. Es importante fortalecer y mantener el Programa apuntando a mejoras en la forma de producir ciencia, tecnologías e innovaciones en Brasil y en la difusión del conocimiento para la sociedad

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Biografía del autor/a

Maria Bernadete Carvalho Pires de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS - Brasil

Analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq, servidora pública em exercício desde outubro de 2011. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, com associação entre a UFRGS / UFSM / FURG/ UNIPAMPA Sede UFRGS (iniciado em março/2019). Mestre em Desenvolvimento Sustentável no Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável (MPDS), Área de Concentração: Política e Gestão de Ciência Tecnologia e Inovação. Especialista em Saúde Mental (pela Universidade Federal de Pernambuco) e em Gestão de Equipes/Dinâmica de Grupo (pela Universidade Católica de Pernambuco). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). No CNPq, desde 2012, lotada na Coordenação do Programa de Pesquisa em Saúde-COSAU do CNPq na gestão e acompanhamento de chamadas/editais públicos, de bolsas de pesquisa e auxílios na área específica do programa de saúde coletiva e nutrição, e ações em parceria com outras instituições (como Departamento de Ciência e Tecnologia/SCTIE/MS, Departamento de Atenção Básica/SAS/MS, e Anvisa). Durante o período de junho/2017 a julho/2019 atuou também como Secretaria Executiva da Comissão de Ética do CNPq. Experiência em avaliação e monitoramento de programas e políticas na qualidade de pesquisadora e membro do Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação em Saúde (GEAS) do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira-IMIP, e como assessora do Diretor de Pesquisa nesta instituição por 2 anos. Tem experiência na área de Saúde Coletiva no âmbito municipal e federal (Ministério da Saúde), com ênfase em saúde mental, atenção básica à saúde, avaliação de programas e serviços de saúde e assessoria gerencial à diretorias. Experiência ainda em: gerenciamento de serviço de saúde e processos administrativos relacionados à assessoria de setores gerenciais e técnicos nas instâncias do Sistema Único de Saúde-SUS; pesquisa; gerenciamento de centro de pesquisa clínica (durante 2 anos no IMIP); tutoria em cursos a distância (na área de avaliação, monitoramento e qualidade de programas e políticas e gestão); e docência de disciplinas (metodologia de pesquisa; análise de trabalhos de conclusão de curso; saúde e sociedade, educação e saúde) em cursos de pós-graduação em saúde no IBPEX- Facinter.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2526291608450282

Luciana Calabro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS – Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2001), mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é bolsista PNPD do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cientometria, Divulgação Científica e Educação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5173421842126640

Publicado

2024-02-27

Cómo citar

SOUZA, M. B. C. P. de; CALABRO, L. El Programa Los Institutos Nacionales de Ciencias y Tecnología (INCT): historia y estructura. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 19–40, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.19-40.2936. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2936. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas