The National Science and Technology Institutes Program (INCT)

history and structure

Authors

  • Maria Bernadete Carvalho Pires de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS - Brasil
  • Luciana Calabro Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.19-40.2936

Keywords:

National Institutes of Science and Technology, science and technology, cience and technology policy

Abstract

The National Institutes of Science and Technology (INCT) Program was created in 2008 with the aim of promoting excellence in science and technology activities and their internationalization, as well as fostering their interaction with the business system and improving scientific education. The aim of this article is to describe the INCT Program in terms of its history and structure and its insertion in the National Science, Technology, and Innovation Policy. Descriptive and qualitative research was used, with exploratory research aimed at describing and analyzing the phenomena related to the Program. Results indicate that there have been few studies evaluating the program and that its development was influenced by previous science and technology policy programs. The INCT Program, however, is more decentralized, as it involves networks of institutions and different levels of government, with the mission of internationalization and the transfer of knowledge to society. As a final consideration, it is important to strengthen and maintain the Program to improve the way science, technology and innovation are produced in Brazil and the dissemination of such knowledge to society.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Bernadete Carvalho Pires de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS - Brasil

Analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq, servidora pública em exercício desde outubro de 2011. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, com associação entre a UFRGS / UFSM / FURG/ UNIPAMPA Sede UFRGS (iniciado em março/2019). Mestre em Desenvolvimento Sustentável no Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável (MPDS), Área de Concentração: Política e Gestão de Ciência Tecnologia e Inovação. Especialista em Saúde Mental (pela Universidade Federal de Pernambuco) e em Gestão de Equipes/Dinâmica de Grupo (pela Universidade Católica de Pernambuco). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). No CNPq, desde 2012, lotada na Coordenação do Programa de Pesquisa em Saúde-COSAU do CNPq na gestão e acompanhamento de chamadas/editais públicos, de bolsas de pesquisa e auxílios na área específica do programa de saúde coletiva e nutrição, e ações em parceria com outras instituições (como Departamento de Ciência e Tecnologia/SCTIE/MS, Departamento de Atenção Básica/SAS/MS, e Anvisa). Durante o período de junho/2017 a julho/2019 atuou também como Secretaria Executiva da Comissão de Ética do CNPq. Experiência em avaliação e monitoramento de programas e políticas na qualidade de pesquisadora e membro do Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação em Saúde (GEAS) do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira-IMIP, e como assessora do Diretor de Pesquisa nesta instituição por 2 anos. Tem experiência na área de Saúde Coletiva no âmbito municipal e federal (Ministério da Saúde), com ênfase em saúde mental, atenção básica à saúde, avaliação de programas e serviços de saúde e assessoria gerencial à diretorias. Experiência ainda em: gerenciamento de serviço de saúde e processos administrativos relacionados à assessoria de setores gerenciais e técnicos nas instâncias do Sistema Único de Saúde-SUS; pesquisa; gerenciamento de centro de pesquisa clínica (durante 2 anos no IMIP); tutoria em cursos a distância (na área de avaliação, monitoramento e qualidade de programas e políticas e gestão); e docência de disciplinas (metodologia de pesquisa; análise de trabalhos de conclusão de curso; saúde e sociedade, educação e saúde) em cursos de pós-graduação em saúde no IBPEX- Facinter.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2526291608450282

Luciana Calabro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS – Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2001), mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é bolsista PNPD do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cientometria, Divulgação Científica e Educação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5173421842126640

Published

2024-02-27

How to Cite

SOUZA, M. B. C. P. de; CALABRO, L. The National Science and Technology Institutes Program (INCT): history and structure. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 19–40, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.19-40.2936. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2936. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas