Tecnologia digital como recurso didático para potencializar o processo de aprendizagem em desenho técnico na educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.80-98.360Keywords:
Ciências Humanas, educação, ciência e tecnologiaAbstract
A abordagem do presente estudo foi balizada em analisar a opinião de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSulCampus Pelotas do Curso Técnico de Eletromecânica, com relação ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para a execução de desenhos técnicos. O estudo originou-se de minha inquietação, enquanto docente da disciplina Desenho Técnico, de como as TDIC podem potencializar o processo de ensinar e de aprender desenhos técnicos, já que a disciplina passa por um processo de reestruturação curricular. O trabalho foi desenvolvido com cinco turmas do Curso Técnico de Eletromecânica do IFSul. Os alunos participantes do estudo foram convidados a responder um questionário com questões abertas e fechadas, com a finalidade de identificar as dificuldades e potencialidades encontradas por eles na disciplina, caracterizando também as necessidades curriculares para a reestruturação desta cadeira para modalidade de regime integrado. As entrevistas foram realizadas com a ferramenta Formulários do Google Docs, a qual possibilitou a criação de gráficos a partir dos resultados obtidos nas questões fechadas. Para analisar as respostas abertas, foi utilizada uma estratégia metodológica baseada na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), de Lefèvre e Lefèvre (2005). Segundo os resultados obtidos através das entrevistas, concluiu-se que as TDIC facilitaram o processo de aprendizagem na disciplina Desenho Técnico. Em relação às necessidades curriculares, em virtude da reestruturação do curso para a modalidade de regime Integrado, constatou-se que o fim dos desenhos técnicos executados a mão não deverá acarretar decréscimo na aprendizagem dos alunos enquanto a disciplina for trabalhada com auxílio das Tecnologias Digitais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.