Movinvenções em pesquisa

um como dizer com QR Codes

Autores

  • Róger Albernaz De Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Câmpus Pelotas/RS – Brasil
  • Tamires Guedes dos Santos Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu/DPET, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Pelotas/RS - Brasil
  • Cecília Oliveira Boanova Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Câmpus Pelotas/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.254-266.3435

Palavras-chave:

Educação, Filosofia da Diferença, Método Maquinatório de Pesquisa, QR Codes, Movinvenções

Resumo

O presente artigo pretende recolher marcas de um percurso de uma pesquisa de dissertação de mestrado intitulada “Sem título & com muitos nomes”, a partir da utilização do Método Maquinatório de Pesquisa. Para tanto, os pesquisadores fabulam acerca de como o método funciona no trabalho em questão e como implica e envolve a língua e a linguagem a partir da literatura; um código aberto que se constitui durante os movimentos do pesquisar. Um procedimento para mapear os deslocamentos que a pesquisa inventa-cria, quando acontece um encontro: QR Codes e pesquisadores. QR Codes: um “como dizer” do que a pesquisa insiste em produzir. Movimentos de maquinações abstratas de um outro código em uma mesma língua. Um diagrama. Movinvenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Róger Albernaz De Araujo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Câmpus Pelotas/RS – Brasil

Professor, Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Programa de Pós-Graduação em Educação. Representante da Área de Ciências Humanas na Câmara de Pesquisa (IFSul). Líder do Grupo de Pesquisa , Diretório do CNPq/Lattes GEiSSo (Estudos e Interlocuções com o Pensamento: diferença, subjetivação e processos de criação articulados com educação e tecnologia. Mestre em Educação (UFPel, 2002), Doutor em Educação (UFRGS, 2007), Pós-doutor em Educação (UFRGS/PNPD, 2016). Articula um método maquinatório ao pensamento da diferença, na experimentação de processos didático-tradutórios, de invenção e de transcriação curricular, em pesquisas no território da educação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6793218387760560

Tamires Guedes dos Santos, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu/DPET, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Pelotas/RS - Brasil

Doutoranda e Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul). Especialista em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul). Especialista em Artes Visuais pelo Senac-RS. Licenciada em Letras Português pela Universidade Federal de Pelotas (UF´Pel). Bacharel em Comunicação Social, Habilitações: Publicidade & Propaganda e Jornalismo peloa Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6173204778238697

Cecília Oliveira Boanova, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Câmpus Pelotas/RS – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas no Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha Currículo, Profissionalização e Trabalho docente. Mestre pelo mesmo Programa na Linha de Pesquisa: Cultura, Escrita, Linguagens e Aprendizagem. Graduada em Licenciatura em Artes Habilitação em Desenho e Computação Gráfica. Especialista em Gráfica Digital, todas as titulações são oriundas da Universidade Federal de Pelotas. Atua profissionalmente, como professora, no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense da cidade de Pelotas- RS nos Cursos: Técnicos em Comunicação Visual, Técnico em Design de Interiores, Bacharelado em Design e na Pós-Graduação Lato Sensu em Educação na Linha: Ensino e formação de professores. Dentre as temáticas pesquisadas encontram-se: Criação; Criatividade, Inovação, Design Sustentável; Design Gráfico e Educação junto as Filosofias da diferença e aprendizagem e formação de professores.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9144865653800928

Downloads

Publicado

2024-04-18

Como Citar

DE ARAUJO, R. A.; SANTOS, T. G. dos; BOANOVA, C. O. Movinvenções em pesquisa: um como dizer com QR Codes. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 254–266, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.254-266.3435. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3435. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)