Movinvenções em pesquisa

um como dizer com QR Codes

Autores

  • Róger Albernaz De Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Câmpus Pelotas/RS – Brasil
  • Tamires Guedes dos Santos Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu/DPET, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Pelotas/RS - Brasil
  • Cecília Oliveira Boanova Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Câmpus Pelotas/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.254-266.3435

Palavras-chave:

Educação, Filosofia da Diferença, Método Maquinatório de Pesquisa, QR Codes, Movinvenções

Resumo

O presente artigo pretende recolher marcas de um percurso de uma pesquisa de dissertação de mestrado intitulada “Sem título & com muitos nomes”, a partir da utilização do Método Maquinatório de Pesquisa. Para tanto, os pesquisadores fabulam acerca de como o método funciona no trabalho em questão e como implica e envolve a língua e a linguagem a partir da literatura; um código aberto que se constitui durante os movimentos do pesquisar. Um procedimento para mapear os deslocamentos que a pesquisa inventa-cria, quando acontece um encontro: QR Codes e pesquisadores. QR Codes: um “como dizer” do que a pesquisa insiste em produzir. Movimentos de maquinações abstratas de um outro código em uma mesma língua. Um diagrama. Movinvenções.

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Biografia do Autor

Róger Albernaz De Araujo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Câmpus Pelotas/RS – Brasil

Professor, Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Programa de Pós-Graduação em Educação. Representante da Área de Ciências Humanas na Câmara de Pesquisa (IFSul). Líder do Grupo de Pesquisa , Diretório do CNPq/Lattes GEiSSo (Estudos e Interlocuções com o Pensamento: diferença, subjetivação e processos de criação articulados com educação e tecnologia. Mestre em Educação (UFPel, 2002), Doutor em Educação (UFRGS, 2007), Pós-doutor em Educação (UFRGS/PNPD, 2016). Articula um método maquinatório ao pensamento da diferença, na experimentação de processos didático-tradutórios, de invenção e de transcriação curricular, em pesquisas no território da educação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6793218387760560

Tamires Guedes dos Santos, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu/DPET, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Pelotas/RS - Brasil

Doutoranda e Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul). Especialista em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul). Especialista em Artes Visuais pelo Senac-RS. Licenciada em Letras Português pela Universidade Federal de Pelotas (UF´Pel). Bacharel em Comunicação Social, Habilitações: Publicidade & Propaganda e Jornalismo peloa Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6173204778238697

Cecília Oliveira Boanova, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Câmpus Pelotas/RS – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas no Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha Currículo, Profissionalização e Trabalho docente. Mestre pelo mesmo Programa na Linha de Pesquisa: Cultura, Escrita, Linguagens e Aprendizagem. Graduada em Licenciatura em Artes Habilitação em Desenho e Computação Gráfica. Especialista em Gráfica Digital, todas as titulações são oriundas da Universidade Federal de Pelotas. Atua profissionalmente, como professora, no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense da cidade de Pelotas- RS nos Cursos: Técnicos em Comunicação Visual, Técnico em Design de Interiores, Bacharelado em Design e na Pós-Graduação Lato Sensu em Educação na Linha: Ensino e formação de professores. Dentre as temáticas pesquisadas encontram-se: Criação; Criatividade, Inovação, Design Sustentável; Design Gráfico e Educação junto as Filosofias da diferença e aprendizagem e formação de professores.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9144865653800928

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Publicado

2024-04-18

Como Citar

DE ARAUJO, R. A.; SANTOS, T. G. dos; BOANOVA, C. O. Movinvenções em pesquisa: um como dizer com QR Codes. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 254–266, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.254-266.3435. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3435. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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