Movinvenciones en la investigación

un cómo decir con códigos QR

Autores/as

  • Róger Albernaz De Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Câmpus Pelotas/RS – Brasil
  • Tamires Guedes dos Santos Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu/DPET, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Pelotas/RS - Brasil
  • Cecília Oliveira Boanova Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Câmpus Pelotas/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.254-266.3435

Palabras clave:

Educación, Filosofía de la Diferencia, Método Maquinario de Investigación, Códigos QR, Movinvenciones

Resumen

El presente artículo busca recoger las huellas de un recorrido de investigación para una tesis de maestría titulada "Sin título & con muchos nombres", a partir de la utilización del Método Maquinario de Investigación. Para ello, los investigadores fabulan sobre cómo funciona el método en el trabajo en cuestión y cómo implica y envuelve la lengua y el lenguaje desde la literatura; un código abierto que se constituye durante los movimientos de la investigación. Un procedimiento para mapear los desplazamientos que la investigación inventa y crea, cuando ocurre un encuentro: códigos QR e investigadores. Los códigos QR: un "cómo decir" de lo que la investigación insiste en producir. Movimientos de maquinaciones abstractas de otro código en una misma lengua. Un diagrama. Movinvenciones.

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Biografía del autor/a

Róger Albernaz De Araujo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Câmpus Pelotas/RS – Brasil

Professor, Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Programa de Pós-Graduação em Educação. Representante da Área de Ciências Humanas na Câmara de Pesquisa (IFSul). Líder do Grupo de Pesquisa , Diretório do CNPq/Lattes GEiSSo (Estudos e Interlocuções com o Pensamento: diferença, subjetivação e processos de criação articulados com educação e tecnologia. Mestre em Educação (UFPel, 2002), Doutor em Educação (UFRGS, 2007), Pós-doutor em Educação (UFRGS/PNPD, 2016). Articula um método maquinatório ao pensamento da diferença, na experimentação de processos didático-tradutórios, de invenção e de transcriação curricular, em pesquisas no território da educação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6793218387760560

Tamires Guedes dos Santos, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu/DPET, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Pelotas/RS - Brasil

Doutoranda e Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul). Especialista em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul). Especialista em Artes Visuais pelo Senac-RS. Licenciada em Letras Português pela Universidade Federal de Pelotas (UF´Pel). Bacharel em Comunicação Social, Habilitações: Publicidade & Propaganda e Jornalismo peloa Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6173204778238697

Cecília Oliveira Boanova, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Câmpus Pelotas/RS – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas no Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha Currículo, Profissionalização e Trabalho docente. Mestre pelo mesmo Programa na Linha de Pesquisa: Cultura, Escrita, Linguagens e Aprendizagem. Graduada em Licenciatura em Artes Habilitação em Desenho e Computação Gráfica. Especialista em Gráfica Digital, todas as titulações são oriundas da Universidade Federal de Pelotas. Atua profissionalmente, como professora, no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense da cidade de Pelotas- RS nos Cursos: Técnicos em Comunicação Visual, Técnico em Design de Interiores, Bacharelado em Design e na Pós-Graduação Lato Sensu em Educação na Linha: Ensino e formação de professores. Dentre as temáticas pesquisadas encontram-se: Criação; Criatividade, Inovação, Design Sustentável; Design Gráfico e Educação junto as Filosofias da diferença e aprendizagem e formação de professores.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9144865653800928

Publicado

2024-04-18

Cómo citar

DE ARAUJO, R. A.; SANTOS, T. G. dos; BOANOVA, C. O. Movinvenciones en la investigación: un cómo decir con códigos QR. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 254–266, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.254-266.3435. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3435. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

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