Movinventions of research

an how to say with QR Codes

Authors

  • Róger Albernaz De Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Câmpus Pelotas/RS – Brasil
  • Tamires Guedes dos Santos Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu/DPET, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Pelotas/RS - Brasil
  • Cecília Oliveira Boanova Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Câmpus Pelotas/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.254-266.3435

Keywords:

Education, Philosophy of Difference, Machinatory Metod of Research, QR Code, Movinventions

Abstract

This paper aims to collect marks of the process involving the master's thesis entitled “Untitled & with many names”, which designed is based on the Machinatory Research Method. Therefore, the researchers investigate the method application in thesis and how it implies and involves language and linguistics based on literature; an open code that is constituted during the research movements. A procedure to map the displacements that research invents-creates, when takes place an encounter: QR Codes and researchers. QR Codes: “how to say” what the research insists on producing. Movements of abstract machinations of another code in the same language. A diagram. Movinventions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Róger Albernaz De Araujo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Câmpus Pelotas/RS – Brasil

Professor, Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Programa de Pós-Graduação em Educação. Representante da Área de Ciências Humanas na Câmara de Pesquisa (IFSul). Líder do Grupo de Pesquisa , Diretório do CNPq/Lattes GEiSSo (Estudos e Interlocuções com o Pensamento: diferença, subjetivação e processos de criação articulados com educação e tecnologia. Mestre em Educação (UFPel, 2002), Doutor em Educação (UFRGS, 2007), Pós-doutor em Educação (UFRGS/PNPD, 2016). Articula um método maquinatório ao pensamento da diferença, na experimentação de processos didático-tradutórios, de invenção e de transcriação curricular, em pesquisas no território da educação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6793218387760560

Tamires Guedes dos Santos, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu/DPET, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Pelotas/RS - Brasil

Doutoranda e Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul). Especialista em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul). Especialista em Artes Visuais pelo Senac-RS. Licenciada em Letras Português pela Universidade Federal de Pelotas (UF´Pel). Bacharel em Comunicação Social, Habilitações: Publicidade & Propaganda e Jornalismo peloa Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6173204778238697

Cecília Oliveira Boanova, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Câmpus Pelotas/RS – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas no Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha Currículo, Profissionalização e Trabalho docente. Mestre pelo mesmo Programa na Linha de Pesquisa: Cultura, Escrita, Linguagens e Aprendizagem. Graduada em Licenciatura em Artes Habilitação em Desenho e Computação Gráfica. Especialista em Gráfica Digital, todas as titulações são oriundas da Universidade Federal de Pelotas. Atua profissionalmente, como professora, no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense da cidade de Pelotas- RS nos Cursos: Técnicos em Comunicação Visual, Técnico em Design de Interiores, Bacharelado em Design e na Pós-Graduação Lato Sensu em Educação na Linha: Ensino e formação de professores. Dentre as temáticas pesquisadas encontram-se: Criação; Criatividade, Inovação, Design Sustentável; Design Gráfico e Educação junto as Filosofias da diferença e aprendizagem e formação de professores.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9144865653800928

Published

2024-04-18

How to Cite

DE ARAUJO, R. A.; SANTOS, T. G. dos; BOANOVA, C. O. Movinventions of research: an how to say with QR Codes. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 254–266, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.254-266.3435. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3435. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas

Most read articles by the same author(s)