A temática ambiental e o ensino de física
uma estratégia didática possível através do sensoriamento remoto
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.236-256.2445Abstract
This work proposes to approach the environmental theme in basic education from Physics content, using data from Remote Sensing (RS). Initially, we articulate the Brazilian legislation on Environmental Education (EE) with the literature, in journals, regarding research in teaching Physics and its relationship with EE. In sequence, we present some situations that could be addressed in the classroom using satellite images. Subsequently, some physical principles of SR are addressed, highlighting the role of solar and terrestrial radiation and the recording of this radiation by sensors. We then present some results estimated from RS data for Surface Temperature (St), Terrestrial Radiation (long wave radiation - LWR) and Vegetation Index by Normalized Difference (IVDN) for different locations. The results demonstrate the importance of preserving vegetation to maintain milder temperatures. The proposal allows to articulate aspects of the environmental theme to the teaching of Physics, extending aspects of the scientific content to socio-environmental phenomena beyond the classroom, making it possible to relate the Physics curriculum the local context in which the students live.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.