Avaliação do processo educativo em tempos de isolamento social

percepções e contribuições dos familiares neste processo

Autores

  • Cleise Helen Botelho Koeppe Rede Municipal de ensino de Florianópolis e Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina
  • Simone Rodrigues Ferreira Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
  • Luciana Calabro Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.55-66.2086

Resumo

O presente artigo trata-se de um estudo de caso, que tem por objetivo analisar as percepções dos familiares quanto as atividades desenvolvidas durante o período de aulas presenciais e remotas, a respeito da COVID-19, desenvolvidas com duas turmas dos Anos iniciais, de uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis. As percepções foram coletadas por meio de um formulário digital, cujas respostas plotadas em gráficos, permitiram discussões avaliativas tanto do processo desenvolvido com os estudantes quanto da satisfação dos familiares em relação à maneira como foram desenvolvidas as atividades sobre prevenção à contaminação viral ainda nas aulas presenciais. Conclui-se que a participação dos familiares também como avaliadores da aprendizagem discente, depende de orientação e diálogo constantes, mantendo o foco no processo educativo tanto em relação às aprendizagens procedimentais, quanto em relação às aprendizagens conceituais desenvolvidas pelos estudantes.

Palavras-chave: Ensino remoto; avaliação; aprendizagem conceitual; aprendizagem procedimental; familiares-responsáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleise Helen Botelho Koeppe, Rede Municipal de ensino de Florianópolis e Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina

Mestre em Educação em Matemática e Ciências pela PUCRS, Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRGS, Doutoranda em Educação em Ciências pela UFRGS, professora das redes municipal de Florianópolis e Estadual de Santa Catarina.

Simone Rodrigues Ferreira, Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

Licenciada em Pedagogia – Habilitação em Magistério das Séries Iniciais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Pós-graduada em nível de Especialização em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Avantis;  Leciona para turmas de primeiro e segundo ano, do Ensino Fundamental há 11 anos.

 

Luciana Calabro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorado em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2011)
Bolsista de PNPD do PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , Brasil

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

KOEPPE, C. H. B.; RODRIGUES FERREIRA, S.; CALABRO, L. Avaliação do processo educativo em tempos de isolamento social: percepções e contribuições dos familiares neste processo. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 1, p. 55–66, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.55-66.2086. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2086. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas