Análise crítica sobre a disponibilidade e o uso de recursos tecnológicos educacionais no ensino fundamental, séries finais, nas escolas da rede escolar municipal de Marau/RS

Autores

  • Bruna Eduarda Rocha Especialista em Linguagens e Tecnologias na Educação com ênfase em Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias - IFSUL campus Passo Fundo.
  • Sidinei Cruz Sobrinho IFSUL campus Passo Fundo http://orcid.org/0000-0002-8826-5745

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.221-235.1883

Palavras-chave:

Recursos tecnológicos educacionais, Ensino e aprendizagem, Marau/RS.

Resumo

Esta pesquisa se deu sobre o uso e disponibilidade dos recursos tecnológicos, bem como sobre a importância destes no processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, o estudo teve por objetivo analisar criticamente a disponibilidade e o uso dos recursos tecnológicos educacionais nas séries finais do ensino fundamental nas escolas da Rede Escolar Municipal de Marau/RS. Para realização do trabalho foram pesquisados os avanços e o uso dos recursos tecnológicos educacionais com ênfase nas escolas de Marau/RS. Para fazer a análise foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, caráter descritivo e de corte transversal, por meio da aplicação de questionários para alunos e professores das escolas municipais. Os resultados possibilitaram identificar que os usos dos recursos tecnológicos educacionais são muito importantes, porém que os recursos vêm sendo pouco utilizado nas escolas de Marau, e que os professores necessitam de formação continuada referente ao uso destes recursos.

Palavras-chave: Recursos tecnológicos educacionais; ensino e aprendizagem; Marau/RS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Eduarda Rocha, Especialista em Linguagens e Tecnologias na Educação com ênfase em Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias - IFSUL campus Passo Fundo.

Bacharel em administração - IMED; Licenciatura em pedagogia - FABE; Especialização em Linguagens e Tecnologias na Educação com ênfase em Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias - IFSUL campus Passo Fundo.

Sidinei Cruz Sobrinho, IFSUL campus Passo Fundo

Doutorado em Educação - pesquisa em Políticas Públicas Educacionais (em andamento), Possui MESTRADO em Filosofia; ESPECIALIZAÇÃO em Direitos Fundamentais; GRADUAÇÃO em Direito; GRADUAÇÃO em Filosofia. Aperfeiçoamento Profissional em Direito Educacional e Direito Administrativo aplicado à Gestão Pública. Atualmente é Professor de Educação Técnica e Tecnológica no IFSUL campus Passo Fundo. Palestrante e formador de servidores nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica com ênfase em Currículo Integrado e Gestão Institucional. Foi: Pró-Reitor de Ensino no IFFar; Coordenador Nacional do Fórum de Dirigentes e Pró-Reitores de Ensino da Rede de Educação Profissional Técnica e Tecnológica (FDE/CONIF); Presidente do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão do IFFar (CEPE); Membro do Comitê de Ética e Pesquisa do IFFar; Diretor de Ensino no IFFar câmpus Santa Rosa. Atua com pesquisa, ensino e extensão principalmente nas áreas de Educação Profissional Técnica e Tecnológica; Gestão Pública; Direito Administrativo, Currículo Integrado; e Filosofia.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

ROCHA, B. E.; CRUZ SOBRINHO, S. Análise crítica sobre a disponibilidade e o uso de recursos tecnológicos educacionais no ensino fundamental, séries finais, nas escolas da rede escolar municipal de Marau/RS. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 2, p. 221–235, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.221-235.1883. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1883. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)