A multiplicação nos anos iniciais do Ensino Fundamental: da teoria para a prática

Autores

  • Malcus Cassiano Kuhn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Lajeado. http://orcid.org/0000-0002-6001-2324
  • Jesiane de Freitas Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Lajeado. http://orcid.org/0000-0001-6543-0907

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.464-482.1753

Palavras-chave:

Multiplicação, campo conceitual, BNCC, ensino, aprendizagem significativa.

Resumo

O artigo contempla o ensino da multiplicação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com uma abordagem qualitativa, através de um estudo bibliográfico, embasado na Teoria de Aprendizagem Significativa, no Campo Conceitual Multiplicativo de Vergnaud e na BNCC. Traz reflexões sobre o contexto da Matemática que explora o princípio multiplicativo nos anos iniciais e sugere práticas pedagógicas para qualificar o trabalho em sala de aula. A área de Matemática na BNCC apresenta a multiplicação na unidade temática números, a partir do 2º ano, e é desenvolvida de forma gradativa, explorando-se as ideias de adição de parcelas iguais, proporcionalidade, disposição retangular e combinação. Acredita-se que a resolução e elaboração de problemas, atividades investigativas, o uso de materiais concretos, jogos e recursos tecnológicos, sejam fundamentais no processo de ensino da multiplicação, para promoção de uma aprendizagem significativa. O professor  deve planejar situações de aprendizagem que envolvam os estudantes de forma ativa na construção dos conceitos de multiplicação, considerando as orientações da BNCC e a realidade escolar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Lajeado.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM, na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Educação e Saberes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Coordenador do Polo UAB do IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Membro da Câmara de Ensino do IFSul.

Membro titular da Câmara de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, representando a grande área de Ciências Exatas e da Terra.

Membro titular do Conselho Editorial da Editora IFSul.

Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Jesiane de Freitas Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Lajeado.

Licenciada em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina/MG.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos/SP.

Especialista em Matemática pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá/RJ.

Especialista em Inspeção e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes/RJ.

Especialista em Orientação Educacional pela Faculdade Dom Alberto/RS.

Especialista em Educação e Saberes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Professora efetiva dos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Estrela/RS.

Professora efetiva de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Imigrante/RS.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

KUHN, M. C.; PEREIRA, J. de F. A multiplicação nos anos iniciais do Ensino Fundamental: da teoria para a prática. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 464–482, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.464-482.1753. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1753. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas