Uma análise sobre a relação entre as condições de trabalho e a saúde de professores estaduais em Educação Física de Pelotas – RS
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.325-340.1744Keywords:
Educação física, saúde docente, condições de trabalho.Abstract
O artigo objetiva analisar a relação entre as condições de trabalho e saúde dos professores de Educação Física que atuam no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Pelotas no Rio Grande do Sul, na cidade de Pelotas. Como instrumento metodológico, utilizamos um questionário com perguntas abertas e fechadas intitulado Enquete Docente. Participaram 26 professores de 18 escolas urbanas e rurais que atuam no Ensino Médio Politécnico. Os dados foram analisados através da análise estatística descritiva e de conteúdo. Os resultados apontaram a influência negativa da intensificação e precarização do trabalho docente na qualidade de vida e do trabalho em três aspectos centrais: a) condições de infraestrutura: falta de recursos materiais e equipamentos; b) condições de trabalho: jornada exaustiva, multiempregos, desvalorização salarial; e, c) saúde física e mental: desmotivação, desgaste, estresse. Aproximadamente metade deles já utilizou medicamentos em razão decorrente do trabalho. As condições estruturais, o regime de trabalho, a baixa remuneração e a insatisfação com o atual plano de carreira, são aspectos que interferem negativamente nas condições objetivas de suas vidas e ocasiona o adoecimento.
Palavras-chave: Educação física; saúde docente; condições de trabalho.
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