Abordagem de uma metodologia de exploração de leituras de literatura infantil com alunos dos anos iniciais

Autores

  • Ana Paula Goulart Bonat UFPEL
  • Leonardo Lemos Silveira UFPel/ESEF

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.279-284.464

Palavras-chave:

Anos iniciais, Literatura infantil, Prática pedagógica

Resumo

Neste trabalho, relatamos como foi a experiência de utilização de uma metodologia de exploração de leitura de livros de literatura infantil com alunos dos anos iniciais de escolas públicas. Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização de uma metodologia utilizando a literatura infantil como principal prática para o desenvolvimento da leitura. Descrevemos fatos resultantes dessa experiência e refletimos sobre os mesmos a partir da articulação com a teoria, especialmente sobre prática pedagógica com literatura infantil em sala de aula. Ressaltamos a importância da literatura infantil no processo educativo dos alunos e na formação do professor(a).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Goulart Bonat, UFPEL

Possui Pós­Graduação em Ensino e Formação de Professores na instituição de ensino IFSul, em nível de Especialização, Licenciatura em Pedagogia (Anos  inicias,  Ed.  infantil  e  Gestão  escolar)  pela  Universidade  Federal  de  Pelotas  (2012),  atuou  como  Bolsista  de  iniciação  científicaCNPq/UFPEL(2010/2012) e Monitoria de Graduação na Disciplina de Fundamentos Sócio históricos da educação (2009­UFPel).Lecionou na Escola de Ensino Fundamental Almirante Saldanha Da Gama na Rede Pública no Município de Pelotas(2014/SMED).Desempenhou atividades de Tutora na Universidade Federal do Rio Grande /FURG/UAB(2015). Exerceu tutoria na Rede e­TEC Brasil / Profuncionário IFSul. (2015/2016).

Leonardo Lemos Silveira, UFPel/ESEF

Graduado em Licenciatura no curso de Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tendo atuado como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES de 2013 até 2016/2. Atualmente é integrante do grupo de estudos: Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Física da ESEF/UFPel e bolsista de iniciação ao trabalho, atuando no Laboratório de Informatica - LIG/ESEF/UFPel.

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

BONAT, A. P. G.; SILVEIRA, L. L. Abordagem de uma metodologia de exploração de leituras de literatura infantil com alunos dos anos iniciais. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 4, p. 279–284, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.279-284.464. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/464. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Relatos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)