Professor de Educação Física do 1º ao 5º ano da RMEPel: perfil, sentimentos de valorização e formação continuada

Autores

  • Daiane Tavares Borck Escola Superior de Educação Física (ESEF/UFPel)
  • Ivan Bremm de Oliveira Programa de Pós- Graduação em Educação Física (PPGEF/UFPel) http://orcid.org/0000-0002-2601-8714
  • Giovanni Felipe Ernst Frizzo Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF/UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.16.2019.83-95.1175

Palavras-chave:

Educação Física, anos iniciais, perfil, valorização profissional, formação continuada.

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar o perfil, o sentimento de valorização e a formação continuada do professorado de Educação Física (EF) do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Pelotas (RMEPel). Participaram 29 professores de EF que responderam a um questionário com questões abertas e fechadas. Utilizou-se da análise frequencial e de conteúdo na análise de dados. Em relação ao perfil, constatou-se que a feminização historicamente construída da profissão docente ainda persiste. Verificou-se ainda a excessiva carga horária e a situação de multiempregos, inclusive no ambiente não escolar como forma de complementar seus rendimentos. Além disso, o professorado relatou se sentirem excessivamente desvalorizados na profissão docente. Apesar de buscarem na formação continuada qualificar seu trabalho pedagógico, a mesma não se mostrou capaz de superar o sentimento de desvalorização relatada pelo professorado.

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Biografia do Autor

Daiane Tavares Borck, Escola Superior de Educação Física (ESEF/UFPel)

Especialista em Educação Física Escolar (ESEF/UFPel)

Licenciada em Educação Física (ESEF/UFPel)

Ivan Bremm de Oliveira, Programa de Pós- Graduação em Educação Física (PPGEF/UFPel)

Doutorando em Educação Física (PPGEF/UFPel)

Mestre em Educação Física (PPGEF/UFPel)

Especialista em Educação Física (ESEF/UFPel)

Licenciado em Educação Física (ESEF/UFPel)

Técnico Adminstrativo Educação (IFSul/Campus Pelotas)

Giovanni Felipe Ernst Frizzo, Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF/UFPel)

Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho e educação, trabalho pedagógico, escola e mundo do trabalho

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

BORCK, D. T.; OLIVEIRA, I. B. de; FRIZZO, G. F. E. Professor de Educação Física do 1º ao 5º ano da RMEPel: perfil, sentimentos de valorização e formação continuada. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 1, p. 83–95, 2019. DOI: 10.15536/thema.16.2019.83-95.1175. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1175. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas