Os sentidos da carreira docente
um estudo com docentes da Educação Física Escolar com 20 ou mais anos de profissão
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3579Palavras-chave:
Carreira docente, Educação Física, Docência, Educação Pública, EscolaResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar os sentidos da carreira docente para o professorado de EF da Rede Municipal de Ensino de Pelotas-RS (RMEPel) com 20 anos ou mais anos de docência. Adotamos, para isso, a corrente teórica do Materialismo Histórico-dialético. Trata-se de um estudo de caso realizado com 11 docentes de EF com 20 ou mais anos de atuação na carreira docente. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas e, no âmbito da interpretação dos dados, a análise de conteúdo. Apontamos, então, como sentidos para a carreira docente: a) A Realização profissional e pessoal como professor(a); b) As Relações estabelecidas com o alunado; c) A existência de um Dom/Vocação para a docência e, d) O Público e o Privado ao longo da carreira docente. Por fim, depreendemos que, apesar da desvalorização profissional percebida ao longo de suas carreiras, ainda há sentidos para a carreira e para o trabalho docente e, enquanto houver sentidos, haverá luta por maior valorização da profissão docente.
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