Os sentidos da carreira docente

um estudo com docentes da Educação Física Escolar com 20 ou mais anos de profissão

Autores

  • Ivan Bremm de Oliveira Instituto Federal do Pará - IFPA
  • Giovanni Felipe Ernst Frizzo Universidade Federal de Pelotas- UFPel

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3579

Palavras-chave:

Carreira docente, Educação Física, Docência, Educação Pública, Escola

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar os sentidos da carreira docente para o professorado de EF da Rede Municipal de Ensino de Pelotas-RS (RMEPel) com 20 anos ou mais anos de docência. Adotamos, para isso, a corrente teórica do Materialismo Histórico-dialético. Trata-se de um estudo de caso realizado com 11 docentes de EF com 20 ou mais anos de atuação na carreira docente. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas e, no âmbito da interpretação dos dados, a análise de conteúdo. Apontamos, então, como sentidos para a carreira docente: a) A Realização profissional e pessoal como professor(a); b) As Relações estabelecidas com o alunado; c) A existência de um Dom/Vocação para a docência e, d) O Público e o Privado ao longo da carreira docente. Por fim, depreendemos que, apesar da desvalorização profissional percebida ao longo de suas carreiras, ainda há sentidos para a carreira e para o trabalho docente e, enquanto houver sentidos, haverá luta por maior valorização da profissão docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Bremm de Oliveira, Instituto Federal do Pará - IFPA

Professor EBTT- Educação Física do Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), câmpus Conceição do Araguaia. Doutor e mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFPel) na linha de Pesquisa Formação Profissional e Prática Pedagógica. Possui Licenciatura em Educação Física (2011-2015) e Especialização em Educação Física Escolar (2017-2018) ambos pela ESEF/UFPel e licenciatura em Pedagogia (2021-2022). Membro Grupo de Pesquisa em Organização do Trabalho Pedagógico (GPOTPEF/ESEF/UFPEL). Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores e professoras, trabalho e educação, trabalho pedagógico, escola e mundo do trabalho, carreira docente, Produção do conhecimento em Educação Física. .

Giovanni Felipe Ernst Frizzo, Universidade Federal de Pelotas- UFPel

Professor Associado II da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2012). Pós-Doutorado realizado no Centro de Ciências da Educação da UFSC (2022). Formado em Licenciatura em Educação Física pela UFRGS (2005).Integra o Núcleo de Estudos sobre as Transformação no Mundo do Trabalho - TMT/UFSC. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, formação docente, trabalho e educação, trabalho pedagógico, escola e mundo do trabalho.

Downloads

Publicado

2025-10-13

Como Citar

OLIVEIRA, I. B. de; FELIPE ERNST FRIZZO, G. Os sentidos da carreira docente: um estudo com docentes da Educação Física Escolar com 20 ou mais anos de profissão. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–22, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3579. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3579. Acesso em: 15 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.