Análise visual complexa: gráficos e diferenciabilidade de funções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.114-127.555

Palavras-chave:

Visualização. Gráficos de funções. Análise Complexa.

Resumo

Reconhecidamente, determinados assuntos em Matemática, sobretudo àqueles do locus acadêmico, exigem um grau considerável de abstração mental. Neste artigo trazemos uma discussão do uso da tecnologia no contexto de um ramo em Matemática, não menos abstrato, chamado de Análise Complexa – AC. Deste modo, nos apoiando na perspectiva de Needham (2000), enfatizamos a interpretação gráfico-geométrica de determinados conceitos introdutórios, como de propriedades gráficas e o caráter de analiticidade das funções . Indicaremos que, a partir do uso de certas funções específicas e comandos dos softwares Geogebra e do CAS Maple, obtemos um cenário de aprendizagem que coloca em destaque a visualização como elemento impulsionador de um entendimento tácito e preliminar de situações vinculadas a cada conceito. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Regis Vieira Alves, IFCE

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará / CE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC. Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE (acadêmico). Coordenador Institucional do projeto DINTER entre IFCE - UNIAN/SP em Educaçáo Martemática 2015/2018

Mairton Cavalcante Romeu, IFCE

Fisica

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

ALVES, F. R. V.; ROMEU, M. C. Análise visual complexa: gráficos e diferenciabilidade de funções. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 4, p. 114–127, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.114-127.555. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/555. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra