Diretrizes para Extensão na Educação Superior Brasileira

uma reflexão a partir do contexto da América Latina

Autores

  • Ronaldo César Darós Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Giovanna Pezarico Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Marlize Rubin-Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3627

Palavras-chave:

Universidade, Extensão, Decolonial

Resumo

O artigo é um ensaio que tem o objetivo de refletir trajetórias da Educação Superior na América Latina e identificar elementos que dialogam com as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior brasileira. A universidade é responsável pela produção e disseminação do conhecimento, e possui suas estruturas moldadas na racionalidade moderna/eurocêntrica. Durante o período colonial essa racionalidade se constrói a partir da América Latina, fazendo com que no continente, se consolidassem práticas e epistemes responsáveis pela modernidade e, por consequência, pela colonização. Ainda que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão seja uma previsão constitucional no Brasil, até o período recente, contudo, não havia definição clara sobre como se executaria a dimensão da extensão universitária. Em meio a um cenário em que as estruturas universitárias sofrem influências da modernidade e da colonização, e continua a vivenciar as crises que se abateram no educação superior pública nas últimas décadas, o Conselho Nacional de Educação, no ano de 2018, instituiu as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior. O que se conclui é que nesse contexto representa-se possibilidades de superação da dependência de modelos que a universidade brasileira vive desde sua origem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo César Darós, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2010). Tem experiência nas áreas de Administração Pública, Educação, Assistência Social e Assistência Estudantil, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, educação, ensino superior, inclusão digital, software livre e política de assistência social. Atualmente exerce suas atividades profissionais como pedagogo no Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento.

Giovanna Pezarico, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui graduação em graduação em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (2004) e Direito pela Faculdade Mater Dei (2005). É Doutora em Tecnologia - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE/UTFPR - Linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da UTFPR - Campus Curitiba e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UTFPR-Campus Pato Branco. Realiza pesquisas nas áreas de Administração, Tecnologia, Educação e Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia e sociedade, educação e tecnologia; trabalho e tecnologia.

Marlize Rubin-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Universidade. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - RS (2000). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (1990). A partir da perspectiva decolonial os principais interesses de investigação estão no campo da Educação Superior como lugar epistêmico, com foco em temas como: produção de conhecimentos, interdisciplinaridade, internacionalização e interculturalidade.

Downloads

Publicado

2025-09-30

Como Citar

DARÓS, R. C.; PEZARICO, G.; RUBIN-OLIVEIRA, M. Diretrizes para Extensão na Educação Superior Brasileira: uma reflexão a partir do contexto da América Latina. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–17, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3627. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3627. Acesso em: 8 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.