Formação em Psicologia Vocacional

Uma Discussão Necessária sob a Perspectiva de Gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3481

Palavras-chave:

Psicologia vocacional, carreira, gênero, mulheres

Resumo

Apesar dos avanços no mercado de trabalho, as mulheres enfrentam desafios distintos em suas carreiras. O desenvolvimento da carreira feminina é um tópico importante para psicólogos(as) em orientação vocacional e profissional, abrangendo desde as aspirações iniciais até a progressão no mercado de trabalho. Este artigo discute a formação em psicologia vocacional sob a perspectiva de gênero, destacando a contribuição das mulheres acadêmicas no campo da Psicologia Vocacional. Foi constatada a importância crescente da ótica de gênero na compreensão do comportamento vocacional das mulheres. Um(a) psicólogo(a) pode adotar uma abordagem dinâmica para enfrentar os desafios das mulheres na escolha de carreira, combatendo estereótipos de gênero e destacando exemplos de mulheres bem-sucedidas. A graduação em Psicologia é importante para a disseminação do conhecimento em orientação vocacional e profissional, devendo contemplar as especificidades do desenvolvimento de carreira feminina em seus currículos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Dantas Pereira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador/BA. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão/SE. Pós-graduada em Psicologia do Trabalho, Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Pesquisadora do Laboratório de Psicologia Positiva (LAPP/UFBA-CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa Direito Humanos e Transformação Social (GPDTS/UNIRIO-CNPq). Colaboradora do Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDACC/UNIT-CNPq).

Downloads

Publicado

2025-10-13

Como Citar

PEREIRA, M. D. Formação em Psicologia Vocacional: Uma Discussão Necessária sob a Perspectiva de Gênero. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–15, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3481. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3481. Acesso em: 15 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)