Iniciação Científica

interlocuções entre Universidade e Escola Básica

Autores

  • Bruna Bertoglio Lorenzoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Tania Miskinis Salgado Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.2905

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Eventos Científicos, Universidade, Sociedade

Resumo

Este trabalho analisa os Programas de Bolsas de Iniciação Científica financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e suas contribuições à sociedade. Aborda o Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, ainda, a organização de dois eventos científicos, o Salão de Iniciação Científica (SIC) e o Salão UFRGS Jovem, realizados na Universidade. Neste estudo, em especial, pesquisou-se a evolução do Salão UFRGS Jovem diante das participações das escolas, o número de trabalhos apresentados por área de conhecimento e as modalidades de ensino. O trabalho, de abordagem quantitativa e qualitativa, apresentado de modo descritivo, se deu através de um estudo documental. O embasamento teórico sobre a relevância da iniciação científica, valeu-se do referencial de autores como Ana Maria Pessoa de Carvalho, Pedro Demo, Maria do Carmo Galiazzi e outros. Conclui-se que o Salão UFRGS Jovem é um importante espaço de divulgação científica que oportuniza aos alunos da Educação Básica o contato com a Universidade, estreitando essa interlocução, e que contribui para a formação de sujeitos críticos e criativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Bertoglio Lorenzoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Cursando Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS, sob a orientação da Profª Dra,Tania Denise Miskinis Salgado. Conclusão em 2022.
Mestre em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS (2015), Especialização em Gestão Educacional pelo SENAC RS (2010) e Graduada em Pedagogia Orientação Educacional pela Faculdade Porto-Alegrense (2003).
Desde 2009, atuo como como Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Pesquisa/UFRGS. Inicialmente na Divisão de Difusão da Ciência com desenvolvidos de projetos voltados à temática de ensino e popularização da ciência, a partir da oferta de cotas de bolsas e da organização de eventos científicos que oportunizam a interlocução e a interação entre comunidade acadêmica e sociedade. Atualmente trabalho na Divisão de Iniciação Científica, desta mesma Pró-Reitoria, com o gerenciamento de bolsas de iniciação científica e organização do evento cientifico: Salão UFRGS Jovem.

Tania Miskinis Salgado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui Graduação em Engenharia Química (1980) e em Bacharelado em Química (1983), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1986) e Doutorado em Ciências - área de concentração Física Experimental (1999), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Titular aposentada do Departamento de Físico-Química, atuando como Docente Convidada, Orientadora do PPG Química, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da UFRGS. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Ensino de Química, Iniciação à Docência em Química e Química Nuclear e Radioquímica. Atualmente, é Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRGS e dedica-se principalmente aos seguintes temas: metodologias de ensino de química, interdisciplinaridade, formação de professores de ciências da natureza.

Downloads

Publicado

2025-10-01

Como Citar

LORENZONI, B. B.; SALGADO , T. M. Iniciação Científica: interlocuções entre Universidade e Escola Básica. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–20, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.2905. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2905. Acesso em: 8 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas