Iniciación Científica: Interlocuciones entre Universidad y Escuela Básica
interlocuções entre Universidade e Escola Básica
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.2905Palabras clave:
Iniciação Científica, Eventos Científicos, Universidade, SociedadeResumen
Este trabalho analisa os Programas de Bolsas de Iniciação Científica financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e suas contribuições à sociedade. Aborda o Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, ainda, a organização de dois eventos científicos, o Salão de Iniciação Científica (SIC) e o Salão UFRGS Jovem, realizados na Universidade. Neste estudo, em especial, pesquisou-se a evolução do Salão UFRGS Jovem diante das participações das escolas, o número de trabalhos apresentados por área de conhecimento e as modalidades de ensino. O trabalho, de abordagem quantitativa e qualitativa, apresentado de modo descritivo, se deu através de um estudo documental. O embasamento teórico sobre a relevância da iniciação científica, valeu-se do referencial de autores como Ana Maria Pessoa de Carvalho, Pedro Demo, Maria do Carmo Galiazzi e outros. Conclui-se que o Salão UFRGS Jovem é um importante espaço de divulgação científica que oportuniza aos alunos da Educação Básica o contato com a Universidade, estreitando essa interlocução, e que contribui para a formação de sujeitos críticos e criativos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.