A resolução de problemas no Ensino de Ciências em diferentes etapas e modalidades da educação básica

uma revisão bibliográfica

Autores

  • Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro UFRGS
  • Camila Greff Passos UFRGS
  • Tania Denise Miskinis Salgado UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.308-324.1665

Palavras-chave:

revisão bibliográfica, resolução de problemas, educação básica, ensino de ciências

Resumo

O presente artigo objetiva realizar um mapeamento dos estudos relacionados à Metodologia da Resolução de Problemas no ensino de ciências desenvolvidos com alunos de diferentes níveis e modalidades da Educação Básica. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências nos anos de 2011 a 2017. A análise de conteúdo realizada revelou que dos 43 trabalhos identificados sobre Resolução de Problemas, 18 tratam do uso da metodologia em pesquisas realizadas com estudantes da Educação Básica. As pesquisas apresentam, na sua grande maioria, perfil qualitativo com as produções escritas dos estudantes como principal instrumento de coleta de dados. Além disso, mais da metade das pesquisas foram realizadas em instituições de ensino superior das regiões Sul e Sudeste. Os trabalhos considerados mostraram que metodologias problematizadoras podem ser capazes de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Além do mais, as investigações apontaram que a Metodologia de Resolução de Problemas contribuiu para que os educandos fossem autônomos na construção de seu próprio conhecimento.

Palavras-chave: Revisão bibliográfica; resolução de problemas; Educação Básica; ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro, UFRGS

Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências

Camila Greff Passos, UFRGS

Departamento de Química Inorganica - Ensino de Química - Programa de Pós-Graduação em Química.

Tania Denise Miskinis Salgado, UFRGS

Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

RIBEIRO, D. das C. de A.; PASSOS, C. G.; SALGADO, T. D. M. A resolução de problemas no Ensino de Ciências em diferentes etapas e modalidades da educação básica: uma revisão bibliográfica. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 2, p. 308–324, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.308-324.1665. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1665. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)