A resolução de problemas no Ensino de Ciências em diferentes etapas e modalidades da educação básica
uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.308-324.1665Palabras clave:
revisão bibliográfica, resolução de problemas, educação básica, ensino de ciênciasResumen
O presente artigo objetiva realizar um mapeamento dos estudos relacionados à Metodologia da Resolução de Problemas no ensino de ciências desenvolvidos com alunos de diferentes níveis e modalidades da Educação Básica. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências nos anos de 2011 a 2017. A análise de conteúdo realizada revelou que dos 43 trabalhos identificados sobre Resolução de Problemas, 18 tratam do uso da metodologia em pesquisas realizadas com estudantes da Educação Básica. As pesquisas apresentam, na sua grande maioria, perfil qualitativo com as produções escritas dos estudantes como principal instrumento de coleta de dados. Além disso, mais da metade das pesquisas foram realizadas em instituições de ensino superior das regiões Sul e Sudeste. Os trabalhos considerados mostraram que metodologias problematizadoras podem ser capazes de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Além do mais, as investigações apontaram que a Metodologia de Resolução de Problemas contribuiu para que os educandos fossem autônomos na construção de seu próprio conhecimento.
Palavras-chave: Revisão bibliográfica; resolução de problemas; Educação Básica; ensino de Ciências.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.