Professor Ênnio Amaral – Marco em extensão, pesquisa e ensino na Escola Técnica Federal de Pelotas – ETFPEL : Uma história de vida ligada a Educação Profissional

Nei Carlos de Moura

Resumo


Este texto tem sua gênese básica na investigação da história de vida do Prof. Ênnio Amaral, nasce de várias circunstâncias e questões que procuro responder, sendo basilar para este texto, sua trajetória profissional. Tais questões se revestem na problemática, de como um professor de educação profissional de nível médio engendrou ensino, pesquisa e extensão, em uma época em que as bases para essa modalidade de ensino eram o tecnicismo. Essa trilogia foi estabelecida constitucionalmente em 1988 e referendada na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB)  Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Nessa perspectiva, tendo como referencial teórico- metodológico básico, Histórias de Vida, procuro explicitar e dar visibilidade ao protagonismo desse professor. Esse legado pode apontar caminhos alternativos para a solução de problemas sociais.


Palavras-chave


Educação. Extensão. História de vida.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.8.2011.%25p.58

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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