A relação professor-aluno por dois olhares entre colegas-professores no curso de Formação Pedagógica Básica e Profissional

Aline Silva De Bona, Thaís Ramos Viegas, Marcelo Paravisi

Resumo


O trabalho tem o objetivo de compartilhar uma experiência, ocorrida durante o curso de Pós-Graduação de Formação Pedagógica Básica e Profissional, no IFRS – Campus Osório, que pode ser analisada sobre dois olhares (docente e aluno) mesmo sendo todos professores: o olhar do colega (docente) que agora é estudante, por ser aluno do curso. A metodologia do trabalho é um estudo de caso empírico e qualitativo. A base teórica que fundamenta as reflexões analisadas é o processo espiral de construção do conhecimento pela Teoria do Piaget; e Paulo Freire. Aponta-se como resultado o processo de aprendizagem recíproca entre os colegas ora aluno e professor, e a dinamicidade da profissão docente, e desta forma os saberes são na maioria das vezes inesperados por ambas as partes.


Palavras-chave


Formação Docente; Profissão Professor; Colegas de Profissão.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.50-61.423

Revista Thema

__________________________

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref          

  Logotipo do Latindex