Influência da formação inicial docente na experimentação na sala de aula de Ciências e Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.912-923.1694

Palavras-chave:

Experimentação, formação inicial de professores, ensino de Ciências, ensino de Química.

Resumo

A experimentação, quando realizada adequadamente nas aulas de Química ou de Ciências, pode contribuir para a aprendizagem dos conceitos de ciências. Nesse sentido, essa pesquisa teve o objetivo de analisar como a formação inicial de professores de Ciências e Química pode influenciar em suas concepções sobre a experimentação e práticas experimentais nas aulas da educação básica. Participaram dessa pesquisa professores que atuavam nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário para identificar a influência da formação inicial desses professores, nas suas concepções sobre a realização de atividades experimentais em suas aulas. A metodologia de análise utilizada foi materialismo dialético que considera as pesquisas qualitativa e quantitativa como complementares no processo de compreensão do objeto de estudo. Os resultados indicaram que há uma relação entre as concepções sobre a utilização pedagógica da experimentação nas aulas de Ciências e Química, desenvolvidas na formação inicial, e o embasamento metodológico abordado nas atividades experimentais, realizadas pelos docentes que participaram dessa pesquisa. Percebemos a complexidade desse contexto e, consequentemente, a necessidade de outras pesquisas que auxiliem a elucidar os demais aspectos dessa relação.

Palavras-chave: Experimentação; formação inicial de professores; ensino de Ciências e Química.

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Publicado

2021-01-14

Como Citar

Rotta, J. C. G., Nóbrega de Araújo, C., & Bezerra, F. E. M. (2021). Influência da formação inicial docente na experimentação na sala de aula de Ciências e Química. Revista Thema, 17(4), 912-923. https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.912-923.1694

Edição

Seção

Ciências Humanas