Influência da formação inicial docente na experimentação na sala de aula de Ciências e Química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.912-923.1694

Palabras clave:

Experimentação, formação inicial de professores, ensino de Ciências, ensino de Química.

Resumen

A experimentação, quando realizada adequadamente nas aulas de Química ou de Ciências, pode contribuir para a aprendizagem dos conceitos de ciências. Nesse sentido, essa pesquisa teve o objetivo de analisar como a formação inicial de professores de Ciências e Química pode influenciar em suas concepções sobre a experimentação e práticas experimentais nas aulas da educação básica. Participaram dessa pesquisa professores que atuavam nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário para identificar a influência da formação inicial desses professores, nas suas concepções sobre a realização de atividades experimentais em suas aulas. A metodologia de análise utilizada foi materialismo dialético que considera as pesquisas qualitativa e quantitativa como complementares no processo de compreensão do objeto de estudo. Os resultados indicaram que há uma relação entre as concepções sobre a utilização pedagógica da experimentação nas aulas de Ciências e Química, desenvolvidas na formação inicial, e o embasamento metodológico abordado nas atividades experimentais, realizadas pelos docentes que participaram dessa pesquisa. Percebemos a complexidade desse contexto e, consequentemente, a necessidade de outras pesquisas que auxiliem a elucidar os demais aspectos dessa relação.

Palavras-chave: Experimentação; formação inicial de professores; ensino de Ciências e Química.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-14

Cómo citar

ROTTA, J. C. G.; NÓBREGA DE ARAÚJO, C.; BEZERRA, F. E. M. Influência da formação inicial docente na experimentação na sala de aula de Ciências e Química. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 4, p. 912–923, 2021. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.912-923.1694. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1694. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas