Influência da formação inicial docente na experimentação na sala de aula de Ciências e Química
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.912-923.1694Palabras clave:
Experimentação, formação inicial de professores, ensino de Ciências, ensino de Química.Resumen
A experimentação, quando realizada adequadamente nas aulas de Química ou de Ciências, pode contribuir para a aprendizagem dos conceitos de ciências. Nesse sentido, essa pesquisa teve o objetivo de analisar como a formação inicial de professores de Ciências e Química pode influenciar em suas concepções sobre a experimentação e práticas experimentais nas aulas da educação básica. Participaram dessa pesquisa professores que atuavam nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário para identificar a influência da formação inicial desses professores, nas suas concepções sobre a realização de atividades experimentais em suas aulas. A metodologia de análise utilizada foi materialismo dialético que considera as pesquisas qualitativa e quantitativa como complementares no processo de compreensão do objeto de estudo. Os resultados indicaram que há uma relação entre as concepções sobre a utilização pedagógica da experimentação nas aulas de Ciências e Química, desenvolvidas na formação inicial, e o embasamento metodológico abordado nas atividades experimentais, realizadas pelos docentes que participaram dessa pesquisa. Percebemos a complexidade desse contexto e, consequentemente, a necessidade de outras pesquisas que auxiliem a elucidar os demais aspectos dessa relação.
Palavras-chave: Experimentação; formação inicial de professores; ensino de Ciências e Química.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.