O uso do seminário na formação inicial de professores da educação profissional

Autores

  • Marilandi Maria Mascarello Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão. http://orcid.org/0000-0002-5531-9946
  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão. http://orcid.org/0000-0003-3156-8590

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.969-983.1625

Palavras-chave:

Educação Profissional, formação de professores, seminário.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o uso do seminário como atividade pedagógica e suas contribuições na formação de professores da Educação Profissional. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, desenvolvido com 46 egressos e estudantes que frequentaram o curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional do IFRS, Câmpus Sertão, no período de 2010 a 2019. Os dados foram obtidos por meio de questionário e analisados a partir das contribuições de alguns autores. O trabalho centra-se nas acepções, finalidades e etapas do seminário e suas contribuições no processo de formação inicial de professores da EP. Os dados indicam que ele possibilita desenvolver nos estudantes a autonomia, corresponsabilidade e atuação crítica e comprometida com um processo ensino-aprendizagem significativo. Pode ser considerado como importante estratégia para o desenvolvimento da aprendizagem, promovendo o rompimento das dicotomias estabelecidas pelo paradigma tradicional de educação e a aproximação entre teoria e prática numa perspectiva interdisciplinar da situação em estudo. Contribui para a formação inicial de professores inovadores, podendo ser uma boa atividade pedagógica se for devidamente planejada e desenvolvida durante as aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão.

Mestre em Educação e Mestre em Direito. Doutora em Educação nas Ciências. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão.

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018.

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

VIEIRA, M. M. M.; VIEIRA, J. de A. O uso do seminário na formação inicial de professores da educação profissional. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 4, p. 969–983, 2020. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.969-983.1625. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1625. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.